10/01/2023 às 16h25min - Atualizada em 11/01/2023 às 00h01min

Grayscale Bitcoin Fund subiu 25% este ano, mas o desconto ainda está matando os investidores

O desconto do Grayscale Bitcoin Trust continua enorme, mas fechou porque o fundo aumentou 25% este ano

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/grayscale-bitcoin-fund-subiu-25-este-ano-mas-o-desconto-ainda-esta-matando-os-investidores/

Principais conclusões

  • O Fundo GBTC aumentou 25% desde o início do ano, em comparação com um aumento de 4% no ativo subjacente, o Bitcoin
  • O desconto agora está de volta onde estava antes do colapso da FTX, em 37%
  • O desconto atingiu um recorde histórico de 50% apenas quatro semanas atrás

O maior fundo de Bitcoin do mundo, o Grayscale Bitcoin Trust, viu seu valor subir 25% desde o início do ano. O Bitcoin, por outro lado, subiu apenas cerca de 4% no ano.

Isso significa que o desconto para o ativo subjacente, o Bitcoin, está em seu menor nível em meses. Eu havia analisado a divergência em dezembro, apenas quatro semanas atrás, quando o desconto atingiu a máxima histórica de 50%.

Hoje, o desconto está em 37%, voltando para onde estava antes do colapso vergonhoso do FTX.

O que é o desconto da Grayscale?

Grayscale é um trust que fornece uma via para os investidores ganharem exposição ao Bitcoin sem comprar Bitcoin fisicamente. Isso pode ser conveniente para instituições ou outras entidades que não possam participar diretamente do mercado de Bitcoin por motivos regulatórios ou legais.

Mas a Grayscale raramente foi negociada ao mesmo preço que seu valor patrimonial líquido. Anteriormente, ela era negociada com um prêmio em relação ao Bitcoin subjacente, à medida que as ações subiam com os investidores desesperados para obter exposição à criptomoeda em alta.

Hoje, porém, é o contrário – há um grande desconto. Embora haja uma taxa pesada de 2% que explica parte do desconto, isso não chega perto o suficiente para superar um desconto de 30% ou mais que vimos consistentemente neste inverno criptográfico.

A SEC recentemente negou o pedido da Grayscale para converter o fundo em um fundo negociado em bolsa, o que significa uma ação pessimista em torno do fundo. Também houve o aumento de mais concorrência, com fundos semelhantes sendo lançados, especialmente na Europa, e pedidos de ETFs de Bitcoin.

Mas a preocupação mais significativa era em torno da segurança das reservas. Este problema aumentou após o colapso da FTX, à medida que aumentavam as especulações de que a empresa controladora da Grayscale, Digital Currency Group (DCG), poderia entrar com pedido de falência.

A DCG também é a controladora da Genesis, que recentemente demitiu 30% de sua equipe e está considerando a falência. A preocupação aumentou quando a Grayscale se recusou a publicar um relatório de prova de reservas, repentinamente em voga após as ações nefastas nos bastidores da FTX.

Ele citou “preocupações de segurança” como a razão pela qual isso não seria possível, mas os analistas o condenaram, deixando muito claro quais preocupações de segurança poderiam ser desencadeadas pela publicação de registros públicos no blockchain.

Por que o desconto acabou?

Embora o desconto ainda seja enorme em 37%, ele diminuiu dos impressionantes 50% alcançados após a implosão da FTX.

Tem havido uma pressão crescente sobre o DCG para lidar com esse desconto, com pedidos de dentro do setor de que o fundo deveria permitir que os investidores resgatassem suas participações, o que lhes permitiria efetuar o valor total do Bitcoin que possuem. Esse clamor pode ter ajudado a diminuir um pouco a diferença.

Um fundo de hedge, o Fir Tree, chegou a abrir um processo contra a Grayscale, exigindo que a empresa reduzisse suas taxas ou permitisse resgates de forma que o desconto pudesse ser encerrado.

Mas, como tudo na criptografia agora, a macro também tem um papel a desempenhar. O ano começou com os preços das criptomoedas subindo com o aumento do otimismo de que a inflação pode ter atingido o pico. Isso segue um mês relativamente sereno ou mais nos mercados de criptografia.

O desconto aumentou em grande parte após a queda da FTX pois as pessoas temiam o contágio e as porque as fichas ainda estavam caindo. Semelhante ao peg no Tether escorregando quando ocorreu a crise do UST.

Agora que o serviço normal foi retomado, o desconto diminuiu. Infelizmente para os investidores, ainda é um desconto impressionante de 37% no valor líquido do patrimônio. Em um ano em que o próprio Bitcoin despencou, colocar um desconto em cima dessa ação tórrida de preço é a última coisa que os investidores precisam…

The post Grayscale Bitcoin Fund subiu 25% este ano, mas o desconto ainda está matando os investidores appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/grayscale-bitcoin-fund-subiu-25-este-ano-mas-o-desconto-ainda-esta-matando-os-investidores/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.