14/01/2023 às 23h29min - Atualizada em 15/01/2023 às 00h00min

Sertanejos aprenderam a ler sinais da natureza para saber se o período de chuva vai ser bom no CE

Há 27 anos os profetas e profetizas de Quixadá, no interior do Ceará, se reúnem em janeiro para compartilhar as previsões e manter a tradição que atravessa gerações.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/01/14/sertanejos-aprenderam-a-ler-sinais-da-natureza-para-saber-se-o-periodo-de-chuva-vai-ser-bom-no-ce.ghtml

Há 27 anos os profetas e profetizas de Quixadá, no interior do Ceará, se reúnem em janeiro para compartilhar as previsões e manter a tradição que atravessa gerações. No interior do Ceará, sertanejos aprenderam a ler sinais da natureza para saber se o período de chuva vai ser bom. São os profetas do tempo.
Sol e nuvens. Um céu de incerteza sobre os açudes que esperam a chuva dos primeiros meses do ano no Ceará. É tempo de expectativa!
Últimos 8 anos foram de calor recorde no mundo; no Brasil, ondas de frio fizeram a temperatura cair em 2022, menos na Amazônia

O cenário na região depende do tempo. Se é bom, tem água disponível para lavoura e o sustento do Sertão. Por isso, o ânimo dos sertanejos também depende da previsão. E eles aprenderam a ver sinais onde geralmente se vê apenas plantas, bichos e nuvens.
O Seu Josué observa a formação das nuvens no horizonte para saber se o período de chuva, chamado de "inverno" na região vai ser bom.
"As nuvens mostraram boas chuvas dentro do Ceará”, diz Josué Viana, conhecido como um dos profetas da chuva no local.

Sertanejos aprenderam a ler sinais da natureza para saber se o período de chuva vai ser bom no CE
JN
A movimentação das formigas demonstra o mesmo. Josué explica:
“Elas põe a terra para limpar a morada delas, para encher, para que dê para atravessar o inverno... E vai ter um 'invernão' bom", diz ele.
E, assim, os chamados profetas da chuva examinam a natureza para um diagnóstico do tempo.
"O feijão bravo está mostrando que nós vamos ter um inverno bom, quando o ano vai ser bom ele carrega bastante", explica João Soares.
Há 27 anos os profetas e profetizas de Quixadá, no interior do Ceará, se reúnem em janeiro para compartilhar as previsões e manter a tradição que atravessa gerações.
Quando a previsão é boa, o entusiasmo é renovado para comemorar, desde já, os próximos meses de fartura no Sertão.
LEIA TAMBÉM:
Confira a previsão do tempo na sua cidade
O que são as pastagens degradadas cuja recuperação é considerada como meta por Lula

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/01/14/sertanejos-aprenderam-a-ler-sinais-da-natureza-para-saber-se-o-periodo-de-chuva-vai-ser-bom-no-ce.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.