17/01/2023 às 23h21min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h00min

ESports: Fenômeno de entretenimento à profissionalização das equipes no AM

Setor cresce a nível mundial, levando jovens ao sonho de se tornarem jogadores profissionais.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/am/amazonas/games-ram/noticia/2023/01/17/esports-fenomeno-de-entretenimento-a-profissionalizacao-das-equipes-no-am.ghtml

Setor cresce a nível mundial, levando jovens ao sonho de se tornarem jogadores profissionais. Equipe Logic Pro e-Sports chegou a final do campeonato gamer do Games Ram Geek em duas categorias.
Reprodução
O Brasil é mundialmente conhecido como o país do futebol, mas a paixão nacional por esportes atravessa a esfera física. Com mais de 11 milhões de espectadores, o país foi classificado como o terceiro maior público que acompanha esportes eletrônicos, de acordo com levantamento divulgado pela Newzoo.

O crescimento econômico também é perceptível, a provedora de dados norte-americana prevê um faturamento de US$ 1,6 bilhões em 2024.
Os amadores caminham em direção à profissionalização para conseguir conquistar o patamar de pro-players. E, de duas décadas para cá, houve um maior índice de patrocínio, publicidade e campeonatos, devido ao salto na busca pela modalidade, em especial, pela facilidade de acesso à internet.
A lan house foi deixada de lado e os competidores tomaram estádios em partidas bem estruturadas. O eSports possui uma audiência superior a outros esportes tradicionais no país, e o segmento já ultrapassa a indústria do cinema e música, se configurando como um verdadeiro fenômeno global.
Na Região Norte do país há também uma expansão em campeonatos e times que jogam profissionalmente.
Games Ram Geek
Em Manaus, acontece em janeiro a quinta edição do Games Ram Geek e o campeonato gamer já possui times classificados na final de League of Legends, a Logic Pro eSports e o Manaus FC eSports, e de Counter-Strike: Global Offensive, a BrazilianStyle Gaming e a Logic Pro eSports.
Yan Lucas, capitão do time de LOL da Logic Pro eSports, contou a respeito das dificuldades de atuar na área no estado.
"O cenário de esporte eletrônico no Amazonas é um assunto delicado, mas com certeza está em uma ascensão e curva de evolução muito grande comparada aos anos anteriores. Mas para continuar seguindo precisamos de apoios como: empresas, organizações, políticas públicas, eventos voltados aos cenários de games, etc", disse.
Essa mesma perspectiva é observada por Marcos Pereira, diretor do Manaus FC eSports. O pro-player defende a urgência de romper com a ideia de que é “apenas um jogo”, fornecendo oportunidade e apoio aos jovens em destaque para competir fora do estado, sendo um dos papéis principais do time.
“Hoje em dia nenhuma equipe ou empresa investe no eSports com o objetivo principal de ter um retorno financeiro, é mais pelo apoio, por participar e querer ajudar. E o eSports no Amazonas é um incentivo aos atletas que já existem aqui”, finalizou Marcos.
Os times seguem na expectativa e na ansiedade pelo resultado da final presencial no Games Ram Geek. O evento ganha destaque na promoção da competição e em proporcionar a arena gamer, direcionando um espaço pensado para o público que é apaixonado por games.
“Isso nos mostra que há esperança de termos mais campeonatos que nos motivem a participar, com organização e premiação justa”, defende Yan Sarmento, dono e player da BrazilianStyle Gaming.
O Games Ram Geek já tem data marcada, de 20 a 22 de janeiro, no Centro de Convenções do Studio 5. As vendas são realizadas no site ingresse.com/gamesram e nas franquias da Player Games.
A programação conta com espaço gastronômico, campeonato na arena gamer, torneio de sumobot, concurso de cosplay, KDT (competição de k-cover) e atrações nacionais e internacionais do universo geek, como o dublador do Ben10, Charles Emmanuel, e o cantor de j-pop Ricardo Cruz.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/games-ram/noticia/2023/01/17/esports-fenomeno-de-entretenimento-a-profissionalizacao-das-equipes-no-am.ghtml

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.