29/01/2023 às 23h21min - Atualizada em 30/01/2023 às 00h00min

Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania chega em Roraima para apurar violações a direitos dos Yanomami

A previsão é que o grupo fique na região até quinta-feira (2) e visite a terra indígena na terça-feira (31). Neste domingo (29), quatro indígenas foram trazidos da reserva com quadro de desnutrição e malária e uma criança com desnutrição e pneumonia.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/29/ministerio-dos-direitos-humanos-e-cidadania-chega-em-roraima-para-apurar-violacoes-a-direitos-dos-yanomami.ghtml
A previsão é que o grupo fique na região até quinta-feira (2) e visite a terra indígena na terça-feira (31). Neste domingo (29), quatro indígenas foram trazidos da reserva com quadro de desnutrição e malária e uma criança com desnutrição e pneumonia. Representantes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania chegam a Roraima
Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania chegou em Roraima neste domingo (29). A equipe vai apurar possíveis violações a direitos dos indígenas Yanomami.
LEIA TAMBÉM:
Conheça a Terra Yanomami, maior reserva indígena do Brasil
Jair Bolsonaro propôs acabar com reserva indígena Yanomami quando era deputado; leia íntegra
O testemunho de Sônia Bridi e Paulo Zero sobre a tragédia Yanomami
Em mais um resgate na Terra Yanomami, neste domingo, quatro indígenas foram trazidos da reserva para atendimento em Boa Vista. Os adultos estão com quadro de desnutrição e malária.
A criança, desnutrida e com pneumonia, foi levada para o hospital Santo Antônio, o único infantil do estado e onde estão internadas 43 crianças Yanomami, sendo oito delas na UTI.
Os casos não tão graves ficam em atendimento na Casa de Saúde Indígena, em Boa Vista, ou no hospital de campanha da Força Aérea que foi montado na última sexta-feira (27) e que já fez 150 atendimentos. Nesta semana a FAB entregou cerca de 30 toneladas de remédios e alimentos na região.
Em meio as ações emergenciais, mais vidas indígenas são perdidas.
Rodênia Yanomami, de 33 anos, estava internada na UTI do Hospital Geral de Roraima com um quadro grave de desnutrição. Ela não resistiu e morreu na manhã de sábado (28).
O Conselho Distrital de Saúde Indígena confirmou a morte de outros seis Yanomami em comunidades que ficam perto do Polo Base de Surucucu, dentro da reserva. Entre os mortos estão uma criança de nove anos e o líder de uma aldeia. Os corpos desses dois já foram resgatados, mas os de outros quatro indígenas continuam na floresta.
“Estão tentando ainda pousar e resgatar esses corpos para deixar em suas comunidades. E morreram dentro da floresta porque foram procurar alimentação”, explica Junior Hekurari Yanomami, do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami.
A previsão é que o grupo do Ministério dos Direitos Humanos fique até quinta-feira (2) em Roraima, e visite, na terça-feira (31), a Terra Indígena Yanomami.
“O objetivo principal é fazer um diagnóstico amplo da situação da violação de direitos humanos do povo Yanomami. E para isso nós vamos fazer uma escuta ampliada da sociedade civil, das lideranças indígenas, depois vamos conversar com o governo local, com as autoridades locais, vamos mapear os equipamentos públicos que podem receber apoio, suporte do Ministério dos Direitos Humanos nas suas políticas de proteção e defesa dos direitos humanos”, diz Rita Cristina de Oliveira, secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Todo domingo tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/29/ministerio-dos-direitos-humanos-e-cidadania-chega-em-roraima-para-apurar-violacoes-a-direitos-dos-yanomami.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.