16/02/2023 às 11h53min - Atualizada em 16/02/2023 às 11h53min

Inscrições para Sisu 2023 vão até 24 de fevereiro

Diretor do Colégio Simbios fala o que o candidato deve saber, além dos critérios e cronograma do sistema de seleção que aprova alunos para diversas universidades brasileiras

Da Redação
Fernanda Amaral deseja cursar medicina - Divulgação Simbios
As inscrições para a edição 2023 do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, começam nesta quinta-feira (16) e é importante que o candidato esteja preparado para dominar o processo. Os egressos do Colégio Simbios contam com o suporte da escola para não cometerem nenhum erro e otimizarem as chances de aprovação nas universidades que adotam o programa como processo seletivo. Poderá participar do Sisu quem realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, cujas notas foram divulgadas na semana passada. As inscrições vão até 24 de fevereiro, no site do Sisu 2023 (https://acessounico.mec.gov.br/sisu).
 
A primeira dica do diretor pedagógico do Colégio Simbios, Adriano Medeiros, é que com a nota do Enem em mãos, o candidato faça uma pesquisa prévia sobre o histórico da pontuação de corte do curso/instituição escolhido. Assim terá uma boa ideia para a inscrição que deve ser feita logo no primeiro dia em até duas opções de vaga. A partir daí a orientação é acompanhar as notas de corte parciais divulgadas diariamente e, se necessário, mudar as opções de curso quantas vezes quiser ao longo do período de inscrição. Vai valer a última registrada no sistema.

 
“É uma ótima estratégia que aumenta as chances de aprovação do candidato. Ele pode verificar que o ponto de corte em determinada instituição está maior que o seu e pode procurar uma outra faculdade ou curso para os quais a nota dele seja suficiente”, explica Adriano. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro.
 
Auxiliando os jovens nesse processo desde que o Sisu foi criado, em 2010, o diretor conta que o apoio passa muita segurança aos estudantes. “Com a experiência e conhecimento adquirido ao longo desses anos conseguimos ajudar os candidatos com informações sobre a variação da nota de corte e estratégias que maximizem a chance de aprovação independentemente do curso e/ou faculdade escolhidos”, pontua.
 
Aprovados - As expectativas de um grande número de aprovações do Simbios no Sisu 2023 estão altas. Ano passado, o Colégio acumulou 289 aprovações, mais de 100 para medicina em diversas universidades do País. “Já estamos comemorando ótimos números em resultados divulgados em instituições como a USP e UFU, que têm um nível de concorrência maior que uma boa parte das universidades e vagas oferecidas pelo Sisu, e agora, com certeza, não será diferente”, lembra Adriano.
 
Fernanda Amaral, de 19 anos, aluna do cursinho extensivo do Simbios, quer cursar medicina e pretende inscrever-se na Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal Fluminense (UFF). "Eu estou me sentindo bem, confiando que fiz meu melhor e aguardando um bom resultado. Imagino que ver a aprovação se concretizar após tanto esforço é um sentimento indescritível e que não pode ser comparado", afirma.
 
Lista de espera - Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março, o candidato deve manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição.
 
Sobre o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação.
 
Sobre o Simbios
Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula - Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros - o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares. Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
 
O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. Entre os diferenciais, também está o ‘Programa de Inteligência Emocional’, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação. No Ensino Fundamental destaca-se e o ‘Programa Socioemocional EDUCA21’, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência Emocional a partir da discussão de temas importantes, como relacionamento interpessoal, bullying, entre outros, fundamentais na criação de pilares socioemocionais.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.