22/02/2023 às 13h26min - Atualizada em 22/02/2023 às 13h26min

Atleta goiano vai treinar com técnico campeão olímpico

Bolsista do Pró-Atleta, Francisco Joaquim vai trabalhar com Nélio Moura, ex-treinador da campeã olímpica Maurren Maggi

Jovem é o atual campeão dos Jogos Nacionais da Juventude no salto em distância.

O goiano Francisco Joaquim, de 17 anos, promessa do atletismo brasileiro na modalidade salto em distância, foi chamado pelo técnico Nélio Moura para treinar no clube de atletismo de São Bernardo do Campo (SP), um dos mais importantes do Brasil. Nélio foi treinador da campeã olímpica Maurren Maggi, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

O jovem começou na modalidade há cerca de quatro anos, treinando em Rialma. Bolsista do Pró-Atleta em 2022, Francisco passou a também treinar na pista de atletismo do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, e teve conquistas significativas no último ano, tanto em âmbito regional, como o título goiano adulto no salto em distância, com o recorde da prova, quanto no cenário nacional, como a medalha de ouro nos Jogos da Juventude, em Aracaju (SE).

Os resultados chamaram a atenção do técnico Nélio Moura, que convidou o jovem para treinar no ABC Paulista. Francisco Joaquim terá apoio logístico de transporte do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, para iniciar essa nova fase da carreira, levando a bandeira de Goiás para a elite do atletismo brasileiro.

Francisco comemorou o convite e falou sobre a importância do apoio do Governo de Goiás na sua trajetória esportiva. “O apoio que tive em 2022 foi fundamental para eu conseguir chegar onde cheguei, e ter a oportunidade de treinar com o melhor técnico do Brasil. Comecei sem ter tanta condição, treinava descalço, encontrava muitas dificuldades. Com o Pró-Atleta eu pude investir em materiais de qualidade, como sapatilhas, investir na preparação em um local apropriado para eu me desenvolver, como o Estádio Pedro Ludovico Teixeira”, destacou o atleta.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues parabenizou Francisco e exaltou a trajetória do jovem atleta. “Costumo sempre dizer que a formação de um atleta de alto rendimento envolve vários fatores, e que temos potencialidade de descobrir e desenvolver talentos em municípios grandes ou pequenos”, destacou o titular da pasta. 

Pró-Atleta
O programa Pró-Atleta é uma iniciativa do Governo de Goiás tem como objetivo auxiliar atletas em busca de grandes resultados nas principais competições esportivas. O projeto apoia 600 esportistas de oito a 35 anos, divididos em três categorias: estudantil, estadual e nacional. Ao todo são 600 bolsas, com valores de R$ 250 a R$ 750, sendo que 10% destas são reservadas para o paradesporto. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.