23/02/2023 às 15h22min - Atualizada em 23/02/2023 às 15h22min

Dor nas costas é o principal desconforto crônico entre os brasileiros, aponta Ibope

Segundo especialistas, o problema decorre especialmente de um longo histórico de maus hábitos posturais presentes no nosso dia a dia. Em Goiânia, empresa oferece ações educativas e sessões de ginástica laboral para a boa saúde da coluna de seus funcionários. Ação de conscientização acontece nesta sexta-feira, 24 de fevereiro

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 80% da população mundial tem ou terá dores na coluna em algum momento da vida, fazendo com que essa seja a segunda maior causa de idas aos consultórios médicos, perdendo apenas para as dores de cabeça. Já um levantamento feito em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) aponta que a dor nas costas é o tipo de dor crônica com maior incidência no Brasil, com 38% dos mais de dois mil entrevistados reclamando desse problema.

De acordo com especialistas, a principal causa das dores nas costas ou lombares decorre de um longo histórico de maus hábitos posturais presentes no nosso dia a dia, seja assistindo à TV, ao dirigir, dormindo ou pela desatenção às regras ergonômicas no trabalho. Para alertar seus funcionários e ensiná-los sobre dicas importantes para a saúde da coluna e outras estruturas ósseas do corpo, a Consciente Construtora e Incorporadora, em Goiânia, promove uma palestra no próximo dia 24 de fevereiro (sexta-feira) sobre o tema “Ergonomia nos postos de trabalho”. A atividade integra o programa interno Diálogo Mensal com Colaboradores. A palestra será ministrada pelo engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Erly Marques Cândido. “Vamos buscar essa conscientização individual das pessoas sobre cuidados simples que elas podem ter no trabalho e também em casa”, destaca.

Além desse bate-papo com os colaboradores no próximo dia 24 e do uso de mobiliário e equipamentos que atendem a toda legislação sobre ergonomia no local de trabalho, Erly lembra que a empresa também oferece em sua sede administrativa sessões de ginástica laboral, duas vezes por semana. A iniciativa, adotada pela Consciente desde janeiro deste ano, busca reduzir os riscos de doenças causadas pela má postura e falta de atividade física. “Creio que os ensinamentos passados na palestra, unidos a outras ações de bem-estar disponibilizadas pela empresa ajudam muito na prevenção de problemas crônicos”, avalia.

Iniciativa

A palestra sobre Ergonomia nos postos de trabalho faz parte do Diálogo Mensal com Colaboradores, programa interno da Consciente que aborda todos os meses um assunto diferente, mas sempre pertinente à qualidade de vida e bem-estar. Para Felipe Inácio Alvarenga, coordenador de responsabilidade socioambiental da empresa, esse diálogo mensal visa humanizar a relação entre a gestão da instituição e seus funcionários.

“Todos os meses realizamos várias ações para estreitar a relação com nossos colaboradores, e uma delas, é o diálogo mensal. Cremos que essas ações podem influenciar positivamente o rendimento de cada trabalhador, além de ajudar em questões de saúde, social e educacional", comenta o responsável pelo departamento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.