07/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 07/03/2023 às 00h33min

Dengue: Rio tem aumento de 600% no número de casos em relação a 2022

Na nona semana epidemiológica do ano passado, cidade tinha 27 casos. No mesmo período de 2023 são 189 registros. Zona Oeste é a área mais atingida.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/03/07/dengue-rio-tem-aumento-de-600percent-no-numero-de-casos-em-relacao-a-2022.ghtml



Na nona semana epidemiológica do ano passado, cidade tinha 27 casos. No mesmo período de 2023 são 189 registros. Zona Oeste é a área mais atingida. Amostras de larvas do mosquito da dengue
Reprodução/RBS TV
A vida do carioca segue difícil quando o assunto é dengue. Na semana passada, no dia 2 de março, a cidade registrava um total de 1.529 pessoas contaminadas em 2023. Na segunda-feira (6), esse número pulou para 1.858.
Quando comparamos as semanas epidemiológicas, os números são mais alarmantes. Na nona semana de 2022, eram 27 casos. No mesmo período de 2023 são 189 registros, um aumento de 600%, de acordo com dados do Observatório Epidemiológico da cidade.
Maior incidência é na Zona Oeste
A região mais afetada da cidade é a Zona Oeste, com as chamadas áreas programáticas 5.2 e 5.3 com o maior número de casos em 2023, e que aparecem em laranja no mapa acima. As áreas compreendem bairros como Campo Grande, Santíssimo, Guaratiba, Santa Cruz e Paciência.
Mapa de casos da cidade mostra maior incidência da cidade na Zona Oeste
Reprodução
O tom laranja mostra que a região ainda não vive uma epidemia, mas já esteve muito perto ao ultrapassar os 300 casos por semana na semana epidemiológica 6 e 8.
A Secretária Municipal de Saúde(SMS) diz que está monitorando o aumento no número de casos e que vem intensificando ações de combate e prevenção, e também as campanhas educativas.
"Até o dia 18 de fevereiro deste ano, foram vistoriados mais de 1,5 milhão de imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 218 mil recipientes que poderiam servir de criadouro", informou.
A SMS acrescenta ainda que a maioria dos focos do mosquito que transmite a dengue é encontrada nas residências e, por isso, conta com o auxílio da população auxilie para eliminar possíveis criadouros ou ainda solicitar ajuda com a vistoria por meio da Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.
Estado já registrou óbito
O aumento no número de casos também foi percebido em todo o estado, e há o registro de uma morte pela doença em Campos dos Goytacazes. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), o paciente tinha 84 anos, deu entrada no Hospital dos Plantadores em 18 de janeiro, com sintomas da doença, e foi a óbito no dia 21 do mesmo mês.
Dados do estado mostram um óbito pela doença
Reprodução
Anvisa aprova vacina para faixa etária de 4 a 60 anos
Na quinta-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue, a Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma. É o primeiro imunizante liberado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, mas ele também poderá ser aplicado em quem também já teve a doença.
A partir da aprovação da Anvisa, a Qdenga já pode ser comercializada no Brasil na rede privada e no Sistema Único de Saúde (SUS), caso o Ministério da Saúde decida pela sua incorporação.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/03/07/dengue-rio-tem-aumento-de-600percent-no-numero-de-casos-em-relacao-a-2022.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.