08/03/2023 às 15h02min - Atualizada em 08/03/2023 às 15h02min

Flamboyant Shopping terá obra de arte assinada pelo artista plástico contemporâneo, Ernesto Neto

Como parte das comemorações aos 40 anos do empreendimento, iniciativa reafirma papel do shopping como apoiador da arte e da cultura

 
Um dos artistas contemporâneos mais reverenciados da atualidade, Ernesto Neto, terá sua obra permanentemente instalada em Goiânia. Ele estará na capital no dia 9 de março, quando participa de um coquetel para a entrega da escultura Camelocama, cédula da icônica obra Dengo, que poderá ser conferida no Piso 3, do Flamboyant Shopping Center, próximo a Louis Vuitton. A iniciativa é parte das comemorações aos 40 anos do primeiro shopping do Estado, que traz em sua história, uma importante trajetória de apoio às artes e incentivo à cultura.
 
Celebrando essa trajetória, a obra de arte, que marca uma das assinaturas mais emblemáticas de Ernesto Neto, chega com a proposta de envolver e abarcar, materializando uma concepção que inspira descanso, contemplação e estímulo a novas percepções. “É um conceito que nos inspira, pois assim como a arte em suas infinitas formas de expressão, entendemos o shopping como um organismo vivo, em constante renovação. O nosso compromisso é manter o Flamboyant como um espaço de experiências. Queremos ampliar as possibilidades de interação de todas as pessoas que nos visitam diariamente. A chegada da escultura do Ernesto vem como um marco importante nesse caminho, pois acreditamos no papel da arte como agente ativo de desenvolvimento e transformação”, define a acionista do Grupo Flamboyant Isadora Louza.
 
Nome expoente no meio artístico, Ernesto Neto traz na carreira importantes exposições individuais nos museus e galerias mais disputados do mundo, com destaque para cidades como Nova Iorque e Houston, nos Estados Unidos; Joanesburgo, na África do Sul; São Paulo e Buenos Aires, na América do Sul; além da Europa em cidades como Barcelona, Finlândia e Bilbau. O artista ainda tem trabalhos em importantes coleções públicas em países como Japão, Espanha, França, Suíça, México, Estados Unidos, Suécia, Holanda, Qatar, Reino Unido e outros.
 
Interação e arquitetura sensorial no shopping
O trabalho de Ernesto Neto envolve principalmente instalações e esculturas, e mantém um diálogo longevo com as interações espaciais promovidas pela arquitetura. Em Camelocama, que ficará no piso 3 do Flamboyant Shopping, o artista apresenta a construção de um espaço lúdico, repleto de estímulo e cores, utilizando a gravidade como elemento central. A proposta é que o público se relacione com a obra de arte das mais diversas formas, da contemplação a uma interação que ative os cinco sentidos.
 
O artista produz esculturas e grandes instalações imersivas, utilizando de técnicas artesanais como o crochê para compor estruturas flexíveis. Com isso, o resultado arquitetônico que chega à cidade, não impõe paredes ou bloqueios. Ao contrário, é uma concepção que convida o público a deitar sobre a enorme cama de bolas ou a passear pelas gotas pendentes como quem caminha por debaixo de uma imensa árvore.
 
“A escolha do nome do shopping se deu em função de na época de sua fundação, o flamboyant ser uma das árvores mais abundantes da cidade, representando um símbolo da identidade goianiense. O interessante das obras de arte é que cada um pode, a partir de seu repertório, fazer suas próprias associações e interpretações. Assim que vimos a Camelocama, ela nos remeteu à árvore flamboyant. Acolhedora e vibrante. Associamos também à árvore da vida, com as lições da natureza, seus ciclos e possibilidade dos frutos. E assim nos vinculamos com ela. Esperamos que cada um de nossos clientes possa, assim como nós, exercer sua criatividade e, nessa brincadeira, ter uma boa experiência de vínculos com o shopping e porque não, com a cidade”, destaca a acionista do Grupo Flamboyant Isadora Louza.
 
Camelocama, que originalmente fez parte da exposição Dengo, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2010, foi a primeira mostra do artista inteiramente realizada em crochê. O cuidado foi pensar no público, não como observador apenas, mas incorporado ao projeto em espaços para serem percorridos, atravessados e habitados. Além disso, há embutido nos espaços de Ernesto, uma relação com a natureza, seja nas formas orgânicas que as estruturas assumem, seja no acolhimento que as instalações oferecem.
 
Coquetel – Ernesto Neto estará em Goiânia no dia 9 de março quando participa de um evento para a entrega da obra de arte. A ação terá como anfitriãs as acionistas do Grupo Flamboyant Alessandra Louza, Emmanuele Louza e Isadora Louza e contará com a presença de personalidades do meio artístico, além de colecionadores, artistas plásticos e imprensa. A partir do dia 10 de março, clientes e apreciadores poderão conhecer e interagir com a obra de arte, que ficará instalada permanentemente no Piso 3 do shopping, próximo a Louis Vuitton.
 
Serviço:
Camelocama, de Ernesto Neto
Local: Piso 3, próximo a Louis Vuitton
Acesso: aberto ao público a partir do dia 10 de março
 
 
Um pouco mais do trabalho do artista pelo mundo 
Algumas de suas exposições individuais recentes são Between Earth and Sky, Tanya Bonakdar Gallery, New York, USA (2022); Niobe Xandó & Ernesto Neto, Gomide&Co, São Paulo, Brasil (2022); SunForceOceanLife, The Museum of Fine Arts, Houston, USA (2021); Sopro, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil; MALBA – Museum of Latin American Art, Buenos Aires, Argentina (2021); One Day We Were All Fish and The Earth’s Belly, Goodman Gallery, Joaneburgo, África do Sul, Museum der Bildenden Künste, Leipzig, Alemanha (2018); Um dia todos fomos peixes, Blueproject Foundation, Barcelona, Spain (2017); Boa, Museum of Contemporary Art Kiasma, Helsinki, Finlândia (2016) e The Body that Carries Me, Guggenheim Bilbao, Bilbao, Espanha (2014).
 
O artista tem trabalhos em importantes coleções públicas, tais como 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa, Japão; Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago de Compostela, Espanha; Centre Georges Pompidou, Paris, França; Centro de Arte Contemporáneo Málaga, Málaga, Espanha; Daros Latin America, Zurich, Suiça; Fundación “La Caixa”, Barcelona, Espanha; Fundación Televisa, México; Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington DC, Estados Unidos; Inhotim, Brumadinho, Brasil; Magasin 3 Stockholm Konsthall, Estocolmo, Suécia; Milwaukee Art Museum, Milwaukee, Estados Unidos; MoMA – The Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos; Museum of Contemporary Art Chicago, Chicago, Estados Unidos; Museum Boijmans van Beuningen, Roterdã, Holanda; Museum of Contemporary Art, Los Angeles, Estados Unidos; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid, Espanha; Purchase Fund, Washington DC, Estados Unidos; Qatar Museum, Doha, Qatar; SFMoMA – San Francisco Museum of Modern Art, São Francisco, Estados Unidos; Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York, Estados Unidos e The American Fund for the Tate Gallery Collection, Londres, Reino Unido.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.