08/03/2023 às 17h26min - Atualizada em 08/03/2023 às 17h26min

Brincadeira de amiga secreta estimula sororidade entre as mulheres

Na GPL Incorporadora, que está promovendo a ação, dois a cada três colaboradores na sede administrativa são mulheres

Divulgação - GPL

A palavra sororidade vem do latim, soror, que significa irmã e carrega a ideia de irmandade feminina, união, afeto ou amizade entre mulheres. Está ligado à empatia de mulheres para outras mulheres, um comportamento que tem sido estimulado nos últimos anos nos mais diversos ambientes: na literatura, no cinema, na política e, também, dentro das empresas.

 

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira, 8 de março, a GPL Incorporadora promoveu um amigo secreto para, justamente, estimular mais sororidade entre as colaboradoras. O presente de cada uma será contar o que admira na amiga secreta. O elogio será fixado no mural da empresa.

 

“A brincadeira é uma forma de reforçar os vínculos entre as colegas, especialmente as que trabalham em departamentos diferentes. Muitas vezes, a colega não sabe que é admirada pela outra, e saber disso traz mais união e até pode fazer a diferença na autoestima de cada uma”, diz a coordenadora de marketing da empresa, Monique Soares. Na GPL Incorporadora, as mulheres são, inclusive, maioria na área administrativa: são 31 em um time de 46 profissionais.

 

Culturalmente, foi construído o mito de que as mulheres são naturalmente rivais, mas não existe nenhuma comprovação de que esta é uma condição biológica. A propagação da ideia acaba estimulando que ela se torne de fato um comportamento que prejudica os relacionamentos entre as mulheres.  

 

Repercussões

 

''Kamila, é  um privilégio caminhar e aprender tanto com você! Continue sendo esse exemplo de força e empenho, você é maravilhosa! Feliz nosso dia”. Essa foi a mensagem que a coordenadora de qualidade da GPL, Kamila Rhenara, recebeu de sua amiga secreta, que confessa precisava muito ouvir essas palavras. 

 

“Eu desempenho um papel de gestão da qualidade, e muitas vezes você é aquela pessoa que cobra o seguimento dos processos, que pontua as ocorrências se tornando aquela pessoa muitas vezes é insistente. Então, é muito bom ver que em meio a tantas cobranças você consegue ensinar e inspirar as pessoas”, relatou. 

 

Para ela, quando se  realiza dinâmicas ou atividades em grupo, é possível gerar empatia. “Porque poder trazer  o conhecimento de vida de cada uma. Isso não tem valor”, falou. 

 

Ela ainda citou o impacto que essa dinâmica causou nela.  “Eu fiquei emocionada pelo carinho de todas. Saber que mesmo tendo pouco contato eu consegui causar mudança e impacto no dia a dia dela. Do mesmo jeito que fiquei emocionada em poder levar uma mensagem para outra mulher, é nesse momento que realizamos uma autorreflexão de quem somos, de como estamos sendo no ambiente de trabalho”, explicou. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.