22/04/2023 às 23h49min - Atualizada em 23/04/2023 às 00h00min

Famílias estão trocando material reciclável por descontos na conta de luz

As campanhas de concessionárias de energia trazem alívio no orçamento de milhares de famílias, poupam o despejo de toneladas e toneladas de resíduos e, além disso, preservam as nossas florestas.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/04/22/familias-estao-trocando-material-reciclavel-por-descontos-na-conta-de-luz.ghtml



As campanhas de concessionárias de energia trazem alívio no orçamento de milhares de famílias, poupam o despejo de toneladas e toneladas de resíduos e, além disso, preservam as nossas florestas. Famílias estão trocando material reciclável por descontos na conta de luz
Jornal Nacional/ Reprodução
Em várias cidades do país, famílias estão trocando material reciclável por descontos na conta de luz.
O apelo à consciência ambiental já bate à porta, literalmente, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Lá, a concessionária de energia mobiliza agentes equipados com informação. Saber que um chuveiro ligado gasta o mesmo que 48 geladeiras pode encurtar o tempo no banho.
Incentivar a reciclagem também está nos planos das concessionárias. Em Brasília, o que ia ser lixo soma pontos na máquina e descontos na conta de luz.
“Cada vez que a gente recicla mais materiais, você evita que ele seja produzido na indústria e também economiza energia”, diz Vinícius Abreu, engenheiro de eficiência energética.
Mas foi em São Paulo que a estratégia pegou. Com o incentivo de ganhar desconto na conta de luz, a arrecadação de alumínio, vidro e papelão aumentou 234% de um ano para cá. A busca por resíduos virou a rota do aposentado e missão para freira franciscana.
“A gente precisa encontrar uma atitude, e fazer o exemplo é bem melhor”, afirma a irmã Sônia Fávero.
Para o aposentado Manoel Severino dos Santos, a motivação é outra: a falta de dinheiro. Ele usa a garagem como depósito, e toda semana sai com o carro carregado até o container de coleta mais próximo.
Um exemplo bem-sucedido de como uma iniciativa individual, com um primeiro interesse econômico, pode ter impacto coletivo e com um propósito ainda maior: conservar o meio ambiente. As campanhas de concessionárias de energia trazem alívio no orçamento de milhares de famílias, poupam o despejo de toneladas e toneladas de resíduos e, além disso, preservam as nossas florestas.
Na concessionária que atua em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, o número de pessoas que participam do programa cresceu 4% de um ano para cá. Pelas contas da empresa, o esforço preservou 12,6 mil árvores no primeiro trimestre de 2023.
“A pessoa tem aquele conceito de que a sustentabilidade vai me sair caro. Mas uma vez que a gente apresenta projetos inovadores, que ajudam com a consciência ambiental do planeta, é possível que eles façam a reciclagem, por exemplo, e ainda diminuam seus custos, porque entra a fatura, uma economia na fatura de energia”, diz Solange Mello, responsável de projetos de sustentabilidade.
LEIA TAMBÉM
Globo Repórter especial vai mostrar as transformações no meio ambiente em 50 anos e questionar o que o futuro nos espera
Desmatamento na Amazônia triplica em março; trimestre é o 2º pior desde 2008, aponta relatório do Imazon
Com controle deficiente, energia eólica vira ameaça socioambiental no Brasil

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/04/22/familias-estao-trocando-material-reciclavel-por-descontos-na-conta-de-luz.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.