Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
27/04/2023 às 16h16min - Atualizada em 27/04/2023 às 16h16min

Medida adotada por grande construtoras, como a MRV, vem sendo essencial para prevenção de acidentes e tem transformado trabalhadores em aliados da conscientização sobre o uso de EPIs e de práticas responsáveis

Medida adotada por grande construtoras, como a MRV, vem sendo essencial para prevenção de acidentes e tem transformado trabalhadores em aliados da conscientização sobre o uso de EPIs e de práticas responsáveis

Arquivo - MRV

 

A Construção Civil tem uma importância estratégica na economia brasileira. Para se ter uma ideia, o setor registrou no ano passado um crescimento de 8,42% no número de vagas de emprego formal, saltando de 2,3 milhões no final de 2021 para 2,5 milhões no fim de 2022, conforme Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em Goiás foi registrado um aumento ainda maior, com 11,99% a mais no estoque de vagas do setor. Ainda no estado, tendo como base os meses de janeiro e fevereiro, a construção civil registrou 3.878 postos de trabalho formal.

A grande quantidade de postos de trabalho gerada pelo segmento  aumenta a sua responsabilidade em relação à segurança e ao bem-estar dos trabalhadores, tema que será celebrado no próximo dia 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. A data foi criada em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o objetivo de chamar a atenção para um futuro do trabalho seguro e saudável. Em alusão ao tema, a MRV, empresa do grupo MRV&CO, promove nesta próxima sexta-feira (28) em todos os seus canteiros de obras no país o diálogo diário de segurança (DDS). Em Goiás serão 10 obras que participarão da ação.

Segundo Rogério Miranda, engenheiro de segurança do trabalho responsável pelas obras da MRV em Goiás, esses momentos de diálogos sobre segurança e saúde já fazem parte da rotina laboral da empresa e têm por objetivo conscientizar os colaboradores sobre a prevenção de acidentes, alertar para o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e promover hábitos saudáveis dentro ambiente de trabalho como fora dele. “Por meio dos diálogos semanais demonstramos que um ambiente de trabalho seguro depende da empresa e também dos trabalhadores. Esse é um compromisso de todos”, afirma o engenheiro de segurança.  Na próxima sexta-feira, a ênfase será ressaltar que os colaboradores são aliados de sua própria segurança e de seus colegas no canteiro de obras, por  meio de um comportamento seguro. 

Rogério esclarece que os diálogos diários de segurança vêm trazendo resultados extremamente positivos. “Nos dez anos que estamos aqui em Goiás, nunca houve em nossas obras nenhum  acidente com vítima fatal. Entendemos esse dado como uma conquista em equipe, adquirida por esforço e dedicação diária. Vejo que esse acompanhamento semanal com os colaboradores vem sendo fundamental para levantar a importância da segurança dentro dos canteiros”, afirma. 

O engenheiro também explica que durante os DDSs, também é dada voz aos colaboradores para contarem suas experiências dentro do canteiro de obras. “Essa oportunidade dos trabalhadores relatarem suas experiências serve para mostrar para todos que a segurança no trabalho e um ambiente laboral saudável é uma construção de todos, da empresa, gestores e todos os colaboradores”, destaca.

 

Enquantoissoemgoias.com Publicidade 790x90


"Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp"
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.