29/04/2023 às 09h20min - Atualizada em 29/04/2023 às 09h20min

Transdisciplinaridade é tema de seminário gratuito para professores, em Goiânia

Busca por conhecimento integrador, aprofundado e contemporâneo é a proposta do Reeducarte - I Seminário de Cognição Criativa, que acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, das 7h30 às 19h, no câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG)

As linguagens artísticas serão o fio condutor do Reeducarte - I Seminário de Cognição Criativa, que acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, das 7h30 às 19h, no câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Com o tema Transdisciplinaridade, o evento pretende trazer novas perspectivas, entendimentos e percepções para uma abordagem ampla, integrada e coletiva que estimule a fazer da sala de aula um espaço plural de vivências e trocas.

Voltada para professores dos ensinos fundamental e médio, das redes pública e privada, gestores educacionais e estudantes universitários, a programação será marcada por seis palestras e quatro oficinas de diferentes linguagens, com carga horária de 20 horas e certificação. A oferta é de 200 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site seminariocognicaocriativa.com.br.

“O tema de pesquisa, abordagem transdisciplinar, convida o educador a reavaliar sua prática no ensino aprendizagem. A expectativa é que, de forma ampla e prazerosa, os professores sejam multiplicadores do aprendizado por meio das metodologias ativas e da quebra de paradigmas, alcançando um número grande de educandos”, destaca Rainy Ághata, que assume a coordenação pedagógica do evento.

Além de apresentação do Governo de Goiás e do Edital de Arte nas Escolas FAC 19/2017, o seminário conta com produção executiva da Cereja do Cerrado Produções, apoio do IFG e parceria do Ciranda da Arte - Centro de Estudo e Pesquisa da Secretaria de Estado da Educação.

Palestras e oficinas
As palestras apresentarão os seguintes temas: Artes, Tecnologia e Transmidialidade; Pega a visão: afrovisualidades e futuro ancestral; Metodologia Lúdico-Afetiva Ensino; Perspectivas Neurocientíficas do Processo de Aprendizagem e Transdisciplinaridade; Políticas Públicas; e Pensar Musical na Construção dos Saberes.

Também serão realizadas oficinas de música, artes visuais, dança e literatura com as seguintes temáticas: Conexões e Experimentações Sonoras; Desafios, Reflexões e Artes Visuais; Corpo em movimento, suas sensações, percepções e possibilidades expressivas; e Educomunicação e suas possibilidades: fanzine.

Eixos
A programação abordará assuntos atuais e importantes para a educação e para a arte educação a fim de trocar, despertar e avançar para os múltiplos saberes. Para isso, dois eixos principais serão trabalhados.

O primeiro consiste na oportunidade de mergulhar nas possibilidades de desenvolvimento do cognitivo por meio do criativo, o que contribui com a resolução de problemas, na tomada de decisões.

Já o segundo é a própria fonte de pesquisa, a Transdisciplinaridade, como convite para desconstruir paradigmas por uma abordagem mais ampla e holística, envolvendo diversas áreas do conhecimento e diferentes perspectivas e oferecendo uma experiência complexa e contemplativa.

“A intenção é instigar o uso de habilidades cognitivas para gerar ideias novas e originais, combinando conhecimentos e experiências de maneiras não convencionais, contribuindo para o pensar de maneira mais flexível e criativa e permitindo que eles gerem soluções inovadoras para os problemas que enfrentam”, complementa Rainy Ághata.

Acessibilidade
A escolha do câmpus Goiânia do IFG para sediar o evento teve como prerrogativa a acessibilidade garantida a portadores de mobilidade reduzida, por meio de espaços adaptados, rampas de acesso e banheiros adequados. Além do mais, as palestras contarão com intérprete de LIBRAS, será feito o uso do recurso de autodescrição e, ainda, fornecido material didático também gravado em áudio.

SERVIÇO
Reeducarte - I Seminário de Cognição Criativa

Data: 5 e 6 de maio de 2023 (sexta-feira e sábado)
Horário: 7h30 às 19h
Local: câmpus Goiânia do IFG - Rua 75, n 46, Centro
Inscrições e mais informações: seminariocognicaocriativa.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.