01/05/2023 às 22h09min - Atualizada em 02/05/2023 às 00h00min

Web Summit Rio: abertura tem Ayo Tometi, David Vélez e Luciano Huck

A co-fundadora do Black Lives Matter, o CEO do Nubank e o apresentador da TV Globo deram prévia do que vão debater durante o evento. Prefeito do Rio também falou na abertura e convocou a todos a transformarem a cidade na capital da inovação.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/tecnologia/web-summit/noticia/2023/05/01/web-summit-rio-abertura-tem-ayo-tometi-david-velez-e-luciano-huck.ghtml



A co-fundadora do Black Lives Matter, o CEO do Nubank e o apresentador da TV Globo deram prévia do que vão debater durante o evento. Prefeito do Rio também falou na abertura e convocou a todos a transformarem a cidade na capital da inovação. Brasil recebe pela primeira vez o Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo
O Web Summit Rio, maior conferência sobre tecnologia e inovação e que acontece pela primeira vez fora da Europa, começou nesta segunda-feira (1º) na capital fluminense.
No palco principal do evento montado no Riocentro, na Zona Oeste, passaram a Ayo Tometi, a co-fundadora do Black Lives Matter; David Vélez, o CEO do Nubank; e Luciano Huck, apresentador da TV Globo.
Todos deram uma prévia dos temas e abordagens que devem debater ao longo do evento, que vai até a quinta-feira (4), e de como as pessoas e as preocupações sociais estão cada vez mais no centro das inovações – quaisquer que sejam elas.
Maju Coutinho entrevista Ayo Tometi, a co-fundadora do Black Lives Matter
Divulgação
Luciano Huck durante a participação no evento
Divulgação
As jornalistas Maju Coutinho e Christiane Pelajo também estiveram no palco entrevistando convidados, assim como o fundador do evento, Paddy Cosgrave, que deu as boas-vindas ao público.
O prefeito Eduardo Paes também falou na abertura e convocou o público e investidores a tornar o Rio na capital da inovação na América Latina.
“O Web Summit é o passo decisivo de um plano ambicioso, que é transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação na América Latina. É colocar o Rio no mapa global do mercado de tecnologia”, disse Paes.
O prefeito Eduardo Paes no palco do Web Summit Rio
Divulgação/Marcelo Piu
O evento
O evento vai reunir CEOs, investidores, autoridades políticas e culturais, além de mais de 700 startups. A edição no Rio de Janeiro é a primeira realizada fora da Europa, e tem novas edições programadas até 2028, e com previsão de movimentar R$ 1,2 bilhão na economia carioca.
O Web Summit Rio 2023 acontece no Riocentro, na Zona Oeste, até quinta (4), e contará com mais 100 horas de palestras, masterclasses e sessões de networking para os participantes.
O evento oferece um espaço de interação entre os profissionais do mercado, empreendedores, influenciadores, investidores e o público em geral.
Mais de 700 startups estarão presentes no Riocentro. Ao todo, são 300 palestrantes convidados. Confira alguns dos destaques:
Ayo Tometi, co-fundadora do Black Lives Matter;
Amrapali Gan, CEO do OnlyFans;
Catherine Powell, chefe global do Airbnb;
David Vélez, CEO do Nubank;
Roberto Marinho Neto, CEO da Globo Empreendimentos;
Jose Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde;
Txai Suruí, porta-voz internacional dos povos indígenas brasileiros;
Howard Wright, VP do Amazon Web Services;
Gabriel Braga, CEO do QuintoAndar;
Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza;
KondZilla, cineasta e fundador do canal KondZilla;
Luciano Huck, apresentador da TV Globo;
Bianca Andrade (Boca Rosa), influenciadora;
Cássia Kozyrkov, cientista chefe de decisões do Google;
Maju Coutinho, apresentadora da TV Globo;
Cecília Oliveira, co-fundadora do The Intercept Brasil;
Deco, ex-jogador de futebol e fundador da D20 Esportes;
Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil;
Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco.;
Amanda Ribas, lutadora do UFC;
Bruno Gagliasso, ator e BMV global;
João Barbosa, co-fundador do Gympass;
Pia Sundhage, treinadora da seleção brasileira de futebol feminino;
Fabrício Werdum, ex-campeão do UFC;
Natália Guitler, campeã mundial de Teqball;
Reinaldo Rabelo, CEO Mercado Bitcoin;
Emma Goldberg, repórter Futuro do Trabalho, do Jornal New York Times;
Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Internacionalização do Governo de Portugal;
Pedro Dória, CEO Meio;
Daniel Moczydlower, CEO Embraer-X
Veja todos os palestrantes no site do Web Summit Rio. Confira a programação completa clicando aqui.
Web Summit, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, começa nesta segunda no Rio. (Imagem de 2022)
Divulgação
Impacto global
A primeira edição do Web Summit aconteceu em 2009, em Dublin, na Irlanda, quando cerca de 400 pessoas participaram da conferência. Desde então, o evento de tecnologia e inovação só vem crescendo.
Após sete edições na Irlanda, em 2016, o Web Summit se transferiu para Lisboa, em Portugal. O sucesso foi tanto que em 2018 o governo português anunciou uma parceria com os organizadores para mais dez edições da conferência na capital portuguesa.
Em 2019, os números do encontro explodiram. A edição daquele ano reuniu mais de 70 mil pessoas de 150 países e consolidou o Web Summit como uma das maiores experiência de networking e conteúdo do planeta.
Com a pandemia da Covid, o evento de forma presencial foi suspenso. A edição de 2020 aconteceu de forma remota, mas não deixou de registrar números bastante expressivos.
Foram mais de 100 mil participantes em uma plataforma online. No ano seguinte, a conferência voltou a ter a opção presencial, mas não descartou a participação online.
Web Summit Rio deve contar com cerca de 20 mil pessoas, a edição de 2028, pode ter até 70 mil, segundo o levantamento da SMDEIS.
Divulgação
Já a edição de 2022 voltou a quebrar recordes. Segundo os organizadores, mais de 2 mil startups, de cerca de 100 países, puderam apresentar suas ideias para 1,2 mil investidores. Os principais temas debatidos foram Inteligência Artificial (IA), o futuro do trabalho e o machine learning, que é o desenvolvimento de algoritmos para sistemas de computadores realizarem tarefas sem instruções explícitas.

Fonte: https://g1.globo.com/tecnologia/web-summit/noticia/2023/05/01/web-summit-rio-abertura-tem-ayo-tometi-david-velez-e-luciano-huck.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.