16/05/2023 às 17h00min - Atualizada em 16/05/2023 às 17h00min

"Economia da comunidade" vem sendo destaque em bairro de Goiânia

A economia da comunidade, que é um conceito que incentiva a comprar do pequeno empreendedor, é praticada pelos moradores do bairro planejado Eldorado Parque, em Goiânia

Ter harmonia entre os moradores da comunidade e vizinhança é uma das prioridades da atualidade, ainda mais quando há possibilidade de beneficiar a economia. Essa característica é vista no conceito da economia da comunidade que tem o objetivo de incentivar a aquisição de produtos e serviços de pequenos empreendedores da região. O conceito traz a essência de fazer circular as riquezas na localidade e fortalecer economicamente a população que lá mora.

A definição também é praticada pelos moradores do bairro planejado Eldorado Parque, em Goiânia. Há quatro anos, mas com maior intensidade durante a pandemia, a vizinhança da região prioriza os produtos e serviços produzidos pelos comerciantes locais, o que vem sendo essencial para a renda desses produtores e prestadores de serviços.

Uma das moradoras que é beneficiada pela economia da comunidade é a Gabrielle de Jesus. Ela que é especialista em design em sobrancelhas, tem 100% da sua renda mensal adquirida pela prestação dos seus  serviços para a comunidade do bairro. Para ela, a possibilidade proporciona mais praticidade e momentos com o filho.“Usufruir de serviços comercializados por empreendedores do bairro é muito  importante, pois gera oportunidades para os empreendedores iniciantes. Isso me ajuda muito, pois no meu caso que sou mãe, preciso trabalhar e cuidar do meu filho de um ano, fazer tudo dentro de casa me deixa mais tranquila”. 

Ingrid Graziela também é outro exemplo. A estudante de direito mora no bairro há três anos e começou a vender comida caseira para ter uma renda. Ela vende uma média de oito a dez marmitas por dia. “Iniciei esse trabalho por necessidade e está me ajudando muito. Como não tenho renda, por ser estudante, vendendo as marmitas para os moradores do meu condomínio, eu consigo arrecadar uma quantia para quitar pendências”.

A educadora financeira e mestre em economia, Kallenya Lima, revela que o conceito traz um senso de comunidade, incentivo à "compra do pequeno“ e eliminação de combustíveis fósseis na comercialização ou trocas. Ela comenta que o movimento se mostra importante do ponto de vista social e ambiental:

“A comunidade local é o público ideal para pessoas que possuem limitações para trabalhar fora, estão desempregadas ou desistiram de procurar emprego. Também têm viabilizado relevantes fontes de renda para os moradores, para além da renda extra e ainda reduz a utilização de combustíveis para deslocamento de fornecedores e clientes”. 

A especialista acrescenta que para o cliente o comércio local  também gera vários benefícios como comodidade, otimização de tempo e segurança. “Algo que facilita muito este comércio é a popularização do whatsapp e criação de grupos para finalidade de vendas e trocas”. 

Outros benefícios 

Para o especialista imobiliário e gestor comercial do bairro planejado Eldorado Parque, Lucas Rodrigues, o formato de economia vem fazendo o bairro se destacar dos demais em vários fatores em Goiânia, principalmente o econômico. “Em um bairro planejado com muitos moradores, com a economia da comunidade vem sendo possível fazer circular o dinheiro na localidade e fortalecendo economicamente a população que lá mora”. 

Além deste fator que vem beneficiando e fortalecendo a economia local, há também outros fatores que vêm melhorando a qualidade de vida dos moradores, que é o conceito bairro pleno. Sendo implantado desde 2012, o projeto possui 25 áreas residenciais, que são condomínios-clube com lazer generoso na área comum, um parque de 103m², monitoramento com câmeras de segurança e um futuro shopping. "Não estamos falando apenas de um bairro convencional, mas de um lugar projetado para que os moradores tenham tudo o que precisam para ter sua rotina facilitada e com bem-estar”, comenta Lucas Rodrigues.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.