30/05/2023 às 17h16min - Atualizada em 30/05/2023 às 17h16min

​Coleta seletiva: Pirenópolis contará com série de palestras educativas

As ações de cunho socioambiental fazem parte do Festival Guardiões da Arte e serão coordenadas pelo Instituto Guardiã do Ser, em parceria com a CataPiri e o PiriRecicla, entre os dias 1º e 30 de junho

Na semana em que o Brasil e o mundo celebram duas datas importantes, o Dia Nacional da Educação Ambiental (3/6) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), Pirenópolis dá início a uma importante ação com foco na conscientização ambiental. O Instituto Guardiã do Ser, por meio do Projeto Guardiões da Natureza, promoverá, com o apoio da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pirenópolis (CataPiri) e do PiriRecicla – movimento da ONG Coepi (Comunidade Educacional de Pirenópolis), uma série de palestras educativas com o tema “A problemática do lixo”.

As palestras terão como público-alvo principal os empresários e funcionários de estabelecimentos comerciais da cidade e abordarão a situação da coleta seletiva no município, trazendo aspectos fundamentais, tais como o que fazer para aderir à coleta e como separar corretamente o lixo.  “Essa ação é muito relevante justamente porque envolve os empresários. Como os empreendimentos geram um volume grande de resíduos, é imprescindível que eles façam parte disso para que consigamos alavancar a coleta seletiva em Pirenópolis”, comentou uma das palestrantes e coordenadora do PiriRecicla, Jasmim Madueño, ao lembrar que o sucesso da coleta depende da adesão de todos: do poder público, dos agentes de reciclagem e da sociedade, que são os empreendimentos e as pessoas em geral.

“Vivemos em uma cidade que é patrimônio histórico, de grande relevância natural e turística. Não faz sentido a gente não ter uma boa gestão dos resíduos sólidos que geramos. E cada cidadão tem, sim, a responsabilidade sobre o lixo que gera; ela é de todos nós”, observou Madueño. As ações socioambientais do Festival Guardiões da Arte serão coordenadas pelo Projeto Guardiões da Natureza, do Instituto Guardiã do Ser, e contarão com o apoio e desenvolvimento técnico da CataPiri e do PiriRecicla, que promoverão, a partir do dia 1º de junho, visitas aos locais que abrigarão o festival. “Também está prevista uma palestra com roda de conversa na Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, com data ainda a confirmar”, informou Dante Ventura, produtor cultural e presidente do Instituto Guardião do Ser, realizador do festival.

Guardiões da Arte

O Festival Guardiões da Arte será realizado entre os dias 16 e 24 de junho deste ano, em Pirenópolis, com mais de cinquenta atrações musicais além de ações de responsabilidade socioambiental. A realização geral é do Instituto Guardiã do Ser, por meio do apoio do Edital de Fomento aos Territórios Goianos 2017 do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, da Prefeitura de Pirenópolis, do Instituto Bororó, da CataPiri, do PiriRecicla/ Coepi e da Barú Records. A programação está disponível pelo instagram: @guardiadoser.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.