03/06/2023 às 21h44min - Atualizada em 04/06/2023 às 00h00min

Museu que abriga um dos maiores acervos do Brasil Imperial é reaberto em Minas Gerais

O complexo Mariano Procópio, um dos pontos turísticos de Juiz de Fora, abriga o primeiro museu oficialmente reconhecido do estado - foi inaugurado em 1921. Pela primeira vez, a parte subterrânea do museu é aberta à visitação.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/06/03/museu-que-abriga-um-dos-maiores-acervos-do-brasil-imperial-e-reaberto-em-minas-gerais.ghtml


O complexo Mariano Procópio, um dos pontos turísticos de Juiz de Fora, abriga o primeiro museu oficialmente reconhecido do estado - foi inaugurado em 1921. Pela primeira vez, a parte subterrânea do museu é aberta à visitação. Um dos principais acervos do Brasil imperial é reaberto ao público em MG
Um museu que abriga um dos maiores acervos do Brasil Imperial foi reaberto neste sábado (3), em Minas Gerais.
O museu Mariano Procópio, um dos pontos turísticos de Juiz de Fora, é oficialmente reconhecido como o primeiro museu de Minas Gerais. Nos últimos 16 anos, grande parte do acervo ficou fechado para obras de restauro.
“Muitas equipes de restauradores, muitos projetos arquitetônicos, muita pesquisa envolvida em fotografias e documentos da época”, celebra a historiadora Rosane Carmanini.
São 53 mil itens preservados. O museu tem o segundo maior acervo do período imperial no Brasil. Móveis, objetos, pinturas, vestimentas – umas, com fios de ouro, foram usadas por Dom Pedro II.
Uma construção conhecida como Castelinho foi erguida para receber a Família Real. São 14 cômodos que revelam os costumes da época. Uma porta falsa dá passagem para uma sala mais reservada.
"Eu achei muito curioso essa porta. Não poderia imaginar”, conta a engenheira eletricista Maria Elisa Octaviano.
Pela primeira vez na história do museu, a parte subterrânea é aberta à visitação. Era lá que os serviçais preparavam as comidas e outros trabalhos domésticos. Tudo no porão para que o barulho não atrapalhasse a família e nem os convidados lá em cima.
Para os pesquisadores é possível que a casa mantivesse, entre os serviçais, mão de obra escravizada. Uma marca de um dos períodos mais tristes de nossa história.
"Aqui [subterrâneo] é onde a casa era mantida, a partir do trabalho desses personagens que, muitas vezes, ficam ocultos", afirma Rosane.
A reabertura do museu atraiu os olhares curiosos de quem está conhecendo a história agora.
"Eu vi um monte de cristal na maçaneta, as escadas... É muito legal”, conta Daniel Fernandes, de 9 anos.
"Eu me sinto mais perto do meu país, sabe? Eu gostei muito, estou muito feliz de estar aqui”, diz Hillary Letícia, de 11 anos.
LEIA TAMBÉM
Exposição marca reabertura do 2º andar do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora
Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG), volta a exibir acervo imperial após 15 anos

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/06/03/museu-que-abriga-um-dos-maiores-acervos-do-brasil-imperial-e-reaberto-em-minas-gerais.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.