05/06/2023 às 17h12min - Atualizada em 05/06/2023 às 17h12min

Festival Italiano de Nova Veneza tem novo recorde de público, em 2023

Confira os melhores momentos do evento em galeria de fotos abaixo

A prefeitura de Nova Veneza informou que cerca de 130 mil pessoas passaram pelo 17º Festival Italiano de Nova Veneza para desfrutar de gastronomia e atrações culturais típicas que foram oferecidas durante a programação. A expectativa inicial era de 120 mil. Durante quatro dias, de 1 a 4 de junho, a pacata cidade com cerca de 10 mil moradores a cerca de 30 quilômetros de Goiânia se transformou em um
agitado e alegre destino.
No total são 55 expositores nas áreas de artesanato, comida e bebida. Além disso, há dois restaurantes e a Cantina da Nonna, oficial do evento, servindo os visitantes. A arrecadação chegou a meio milhão de reais, informou a prefeitura, o que representa, segundo o prefeito da cidade, Valdemar da Costa, "o décimo quarto salário da população". A cada três moradores, um trabalhou no evento.

Para atender aos visitantes, um volume enorme de insumos foram utilizados nas cozinhas.Para se ter ideia do volume de insumos, para servir 20 mil pratos, a Cantina da Nonna precisou de 20 vacas (7 toneladas de carne) e duas toneladas de frango. Para as massas, foram utilizadas 3,5 toneladas de macarrão; os molhos chegaram a cinco toneladas quando prontos. Para a polenta, foram 700 kg de fubá, 40% a mais do que nos anos anteriores para dar conta da demanda pelo petisco. Foram produzidas 3.500 unidades de lasanhas.
Fundada por uma colônia de italianos que chegou à região nos idos de 1912, atualmente 60% da população é descendente. Mas os demais 40% abraçaram a cultura e se orgulham absorver a alegria, os hábitos culinários e outros traços dos italianos. Confira alguns dos melhores momentos do evento. Ano que vem, tem mais!

1 - Ritmo acelerado na cozinha
Sessenta cozinheiras dedicaram-se nos quatro dias para que a produção de molhos, carnes e demais itens do cardápio da Cozinha da Nonna. No total, foram 78 bocas de fogão destinadas ao cozimento. Panelões de 100 litros de fervura do macarrão começavam a esquentar sem hora para terminar. A polenta frita é outro protagonista do cardápio, cuja produção não parava. Neste ano, a organização aumentou em 40% o volume de fubá para
atender a demanda.


2 - Visitinhas na Cantina da Nonna
Em meio ao trabalho árduo, as cozinheiras receberam jornalistas, influencers e autoridades para conhecerem seus bastidores. O destaque fica com a visita do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, que conheceu o molho "Goiás É Bom Demais", que faz a mistura de cultura em um prato. Criado pela chef da Cozinha da Nonna, Vânia Alves, leva requeijão, pequi e frango na receita, que tem conquistado os paladares.
     

3 - Dança e energia
Expressivo em sua essência, os italianos não se comunicam apenas através de gestos, expressões faciais e da comunicação verbal. Dançar, para eles, é uma forma de confraternizar e celebrar conquistas. Por isso, ela não podia faltar no Festival Italiano de Nova Veneza, que convidou o premiado Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, da cidade homônima de Nova Veneza, em Santa Catarina, para a festa goiana. Com 12 coreografias,
eles contaram a história da imigração italiana em apresentações cheias de ritmo e energia.


4 - Música erudita de tirar o fôlego
De volta ao palco do Festival Italiano de Nova Veneza, o grupo formado pelos tenores Ricardo Régis e Marcelo Zanlucci, que formam a dupla Os Tenores do Brasil, mostraram sua eloquência e preparo vocal para a música erudita italiana. Para abrilhantar ainda mais o show, convidaram a soprano Roseane Soares para uma participação especial. Foi inesquecível.


5 - Baile de máscaras
Tradicionalmente realizado aos sábados, o baile de máscaras é uma das atrações mais esperadas pelo público. Resgatando o histórico do carnaval de Veneza, o baile em Goiás, segue a mesma tradição milenar do anonimato através das máscaras e traz diversão para os foliões. A festa teve acesso gratuito e foi animada ao som da cantora goiana, Anna Paula Drigo, com um repertório animado de marchinhas italianas e brasileiras.


6 - Interação com fãs
O cantor Sérgio Reis convidou fãs locais para uma participação especial em seu show. Um deles foi o garoto Estevão Rincon Mutão de Almeida, de apenas 8 anos. Ano passado, ele já havia sido convidado para tocar berrante durante o show e encantou o artista, ocasião em que que deu de presente o seu próprio berrante para o menino. Neste ano, o garoto subiu ao palco novamente para uma participação especial na lendária canção Menino da Porteira. Outra tocadora de berrante convidada a subir ao palco foi a goianiense Ana Paula de Assis.


7 - Panelaço
Depois de quatro dias atuando nos bastidores, chegou a hora das cozinheiras e todos que ajudam nas cozinhas do Festival Italiano ganharem o protagonismo dos palcos. O final do Festival Italiano foi marcado pela saída deles da cozinha e um animado trajeto pelo circuito do evento batendo tampas e panelas. Uma bonita sincronia comemorativa ao sucesso da festa. Foi pura energia.
   
  

8 - Tiaras
As tiaras com flores fazem a cabeça das mulheres durante o 17º Festival Italiano de Nova Veneza. Inspiradas nos trajes da mulher camponesa italiana, que costumava enfeitar os cabelos com tranças, fitas coloridas e outros adornos, elas são uma evolução e um resgate desse costume. Os responsáveis pela propagação dessa cultura através da moda são artesãs da cidade, que preparam diferentes modelos para venda nos estandes da festa.
           

Realização, apoios e patrocínios
A 17ª edição do Festival é realizada pela prefeitura de Nova Veneza com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. Tem também apoio da Câmara Municipal da cidade, SEBRAE Goiás, Deputado Estadual Bruno Peixoto, Assembleia Legislativa de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura e Governo de Goiás, e parceria com o SESC-GO.O evento também conta com mais empresas patrocinadoras, que são: Bonare, Galo, Di-Cheff, Renata, Boua, Ludmila Balduino Corretora de Imóveis, Quinta do Morgado, Ríboli Representações, BM Construtora, SSA Alimentos, Super Frango, Rold Telecom, Ana Paula Bosco Studio,
Studio’S Estética e Beleza, e Sofia Tranças.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.