09/06/2023 às 22h39min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h00min

Veja como é produzido o queijo Serra da Estrela, um dos símbolos de Portugal

A engenheira zootécnica Célia Silva, de 38 anos, toca a Casa dos Arais, fábrica de queijo da família. Só ela produz cerca de 60 quilos do queijo Serra da Estrela por dia. Há 10 anos, ela largou Lisboa, onde se formou, e começou a reescrever a história da família no interior.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2023/06/09/veja-como-e-produzido-o-queijo-serra-da-estrela-um-dos-simbolos-de-portugal.ghtml



A engenheira zootécnica Célia Silva, de 38 anos, toca a Casa dos Arais, fábrica de queijo da família. Só ela produz cerca de 60 quilos do queijo Serra da Estrela por dia. Há 10 anos, ela largou Lisboa, onde se formou, e começou a reescrever a história da família no interior. Queijo considerado tesouro nacional é produzido com leite de ovelhas em Portugal
Na Serra da Estrela, interior de Portugal, os pastos férteis têm um dos maiores rebanhos de ovelhas do país – são quase 24 mil animais. São deles que boa parte da população rural tira o sustento, e produz um queijo tradicional, que leva o nome do local.
A engenheira zootécnica Célia Silva, de 38 anos, toca a Casa dos Arais, fábrica de queijo da família. Só ela produz cerca de 60 quilos do queijo Serra da Estrela por dia. Há 10 anos, ela largou Lisboa, onde se formou e começou a reescrever a história da família no interior.
“Vim para dar continuidade a um trabalho que já começou há muitos anos e que cada vez menos pessoas fazem”, conta Célia.
Se antes 30 ovelhas davam leite para a venda, atualmente, 250 animais produzem 80 litros diariamente. Tudo é usado na produção de um queijo apreciado desde os tempos do Império Romano, e que só pode ser feito com esse leite.
O repórter Leonardo Monteiro trabalhou por um dia na produção de Célia: “Acabou a moleza, bora trabalhar!”, disse ela.
Repórter aprende a fazer o tradicional queijo da Serra da Estrela, em Portugal
O processo
Um dos toques que tornam o queijo especial está em um dos processos: o leite é coalhado com Flor do Cardo. As flores garantem a textura única do alimento.
Após tirar todo o soro e mexer a massa, o queijo vai para a forma – e ganha o selo de produto original da Serra da Estrela.
Agora, é o momento do produto ir para a prensa, que faz a compactação. Depois, Célia armazena os queijos em câmaras frias, local onde os queijos podem maturar por até um ano. Como o Serra da Estrela Velha, queijo com crosta avermelhada, sabor forte e levemente picante.
Globo Repórter mostra a produção do Queijo da Serra da Estrela.
TV Globo/Reprodução
O Globo Repórter desta sexta-feira (9) faz uma expedição pela Serra da Estrela, em Portugal e conta histórias de quem trocou a vida na cidade pelo campo, além de receitas de longevidade.
Confira as últimas reportagens:

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2023/06/09/veja-como-e-produzido-o-queijo-serra-da-estrela-um-dos-simbolos-de-portugal.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.