26/06/2023 às 08h20min - Atualizada em 26/06/2023 às 08h20min

A importância do teatro para a cidade

A cultura como forma de ocupação inteligente

Quem acha que a importância do teatro está somente na sua capacidade de gerar entretenimento, engana-se. A amplitude da cultura de uma forma geral tem grande relevância para vários aspectos da sociedade, sejam eles culturais, econômicos, educacionais, históricos ou sociais. É o que afirma o ator e diretor Carlos Moreira, que enfatiza: “Os teatros oficiais são muito caros e as companhias não conseguem manter uma temporada. Consequentemente, muita gente não trabalha”.

Uma forma de manter os trabalhadores da cultura na ativa é a permanência dos espetáculos em cartaz; e como alternativa aos grandes teatros, cujos aluguéis são caros para as companhias independentes, estão os teatros de bolso. A capital goiana abriga três deles, “mas que carecem de fomento e empenho público para que possam funcionar”, diz Carlos. “Com esse apoio, contribuir-se-ia para o amadurecimento do espetáculo teatral, para a classe dos trabalhadores do teatro (atores, técnicos, figurinistas, cenógrafos…) e para a sociedade, que terá entretenimento de qualidade constantemente e a preços acessíveis”.


“É imprescindível que o Estado e a Prefeitura mantenham apoio ao teatro de bolso”, comentou o diretor ao lembrar de uma iniciativa que já foi posta em prática anteriormente e teve bastante êxito. “Há um tempo atrás, o projeto ‘Terça Popular”, idealizado pelo diretor Hugo Zorzeti, possibilitou acesso à cultura por meio de sessões exibidas todas as terças-feiras, no Teatro Goiânia. O teatro era cedido pela administração pública aos grupos que, em contrapartida, cobravam ingressos a preços populares. Tivemos um público extraordinário, que começou a ser formado graças a ações como esta”, rememorou o diretor. “A ativação dos teatros de bolso, nesse caso, seria uma forma maravilhosa de fixar os atores no teatro, trabalhando”, arrematou.

Cia de Teatro Carlos Moreira

A Cia de Teatro Carlos Moreira é uma das três companhias teatrais de Goiânia com teatro próprio. Com quase 30 anos de história, está localizada na Rua do Lazer e, além de palco para apresentações, o espaço também é utilizado como teatro-escola, responsável pela formação de muitos atores.

“Ao fomentar o funcionamento destes espaços como o da Cia de Teatro Carlos Moreira, a esfera pública estaria contribuindo para a geração de emprego, formação de público, oferta de entretenimento a baixo custo para a população e, ainda, para a ocupação inteligente de espaços públicos que frequentemente vem sendo usufruídos tão somente pelo crime, especialmente, pelo de tráfico de drogas”, diz.

Além disso, o diretor lembra que a medida valorizaria e resgataria aspectos culturais, históricos e arquitetônicos. “Nosso teatro está em um local tombado, dentro de um importante sítio de Art Déco”, informou. “Quando falamos da importância do teatro para a cidade, vamos além da arte em si. Falamos de ferramentas de inclusão, socialização, educação e muitos outros aspectos que trazem dignidade à vida humana”, finalizou Carlos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.