Organizada pelo Coletivo Estadual de Entidades LGBTQIA+, mostra fotográfica estará em cartaz até 30 junho, no Shopping Cerrado. Campanha de arrecadação de alimentos também será realizada em prol de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social
Histórias que Merecem ser Contadas. Este é o nome da exposição que estreou na sexta-feira (23), no Shopping Cerrado, em alusão ao mês do orgulho LGBTQIA+. A mostra, que é uma realização do Coletivo Estadual de Entidades LGBTQIA+, homenageará, por meio de imagens fotográficas, a história de 15 importantes personalidades do movimento em Goiás.
“Queremos mostrar nossa realidade e quem são as pessoas importantes que fizeram história, os militantes antigos que construíram o movimento LGBTQIA+ no Estado de Goiás, tanto os que já nos deixaram, quanto os que seguem na luta”, conta Leonardo Ferreira, coordenador geral da Casa de Cultura Afro LGBTQIA+ Vovó Maria Conga e articulador do Coletivo Estadual de Entidades LGBTQIA+.
Os registros poderão ser conferidos até o dia 30 de junho, na praça de eventos do piso térreo, em frente à loja Renner. A visitação é gratuita. Neste período, também será realizada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Os itens arrecadados serão encaminhados para entidades do coletivo que fornecem apoio para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.
Abertura A abertura da exposição aconteceu na sexta-feira (23) e contou com a participação dos homenageados, lideranças e militantes do movimento. Representantes do Grupo Especializado no Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (GEACRI) da PCGO e da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) da OAB-GO, entre outras entidades, também foram convidados.
O coletivo O Coletivo Estadual de Entidades LGBTQIA é formado pelas Associações Ipê Rosa LGBTQIA e Quilombola Vó Rita; pelos grupos Oxumaré de Direitos Humanos de Negritude e LGBTQIA, Orgulhosa Resistência, Guerreiras LGBTQIA, LGBTODOS e UNITRANS; e pela Casa de Cultura Vovó Maria Conga.
O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.