Uma produção que merece o olhar e o incentivo das políticas públicas voltadas para a cultura é o Teatro Infantil. Em Goiás, o segmento tem sido responsável por cerca de 90% da ocupação dos teatros, gerando emprego e renda para atores, diretores, figurinistas, cenógrafos, técnicos de iluminação e som, dentre outras profissões que se ligam ao entretenimento. “Dos 365 dias do ano, as companhias que mais atuam em Goiás folgam uns 80 dias somente”, diz o diretor e ator, Carlos Moreira.
Há mais de 30 anos a frente da companhia que leva o seu nome, Carlos enfatiza a relevância que o teatro infantil goiano alcançou, tendo se tornado referência para todo o Brasil graças a qualidade em cada detalhe: conceito, criação, produção, casting, encenação, direção, iluminação, sonoplastia e por aí vai. “A informação hoje é muito rápida. Mas, por mais que as informações e as tecnologias avancem, nada substitui essa relação ator-espectador, em nenhum momento”, enfatiza Carlos.
Em Goiás, em média dez companhias estão em atuação na produção de espetáculos infantis. Somente a Cia de Teatro Carlos Moreira, por exemplo, apresenta, no mínimo, dois espetáculos voltados para esse público por ano, com sessões em Goiânia, municípios de Minas Gerais e Nordeste; Brasília e interior de Goiás. Este roteiro de apresentações se repete a cada seis meses, sempre com um novo espetáculo. O público médio estimado a cada semestre é de 80 mil crianças/ espectadores. “Esse calendário faz parte da nossa agenda de circulação permanente”, conta o diretor.
Além dos espetáculos abertos ao público em geral, a companhia trabalha com sessões fechadas para escolas públicas e privadas. “O projeto escola tem sido de suma importância para trabalhar assuntos urgentes em nossa sociedade, levando às crianças à uma reflexão crítica acerca de temas tais como a tecnologia e a conscientização ambiental, por exemplo, mas, sobretudo, para a formação de plateia”, diz o diretor. Ele finaliza: “Viva o teatro infantil que, mais do que entretenimento de qualidade para as nossas crianças, contribui para a formação do pensamento crítico e para a manutenção da arte teatral por meio da formação de plateia e do fomento à cadeia de profissionais que precisam destas produções para sobreviver”.
Cia de Teatro Carlos Moreira
A Cia de Teatro Carlos Moreira é uma das três companhias teatrais de Goiânia com teatro próprio. Com quase 30 anos de história, está localizada na Rua do Lazer e, além de palco para apresentações, o espaço também é utilizado como teatro-escola, responsável pela formação de vários atores. Para conhecer todos os projetos da companhia, acesse: https://www.teatrocarlosmoreira.com.br/.