14/08/2023 às 16h07min - Atualizada em 14/08/2023 às 16h07min

Irrigação pode ajudar o Brasil a ter o próximo boom na produtividade de alimentos

Especialista da Lindsay explicou como o uso sustentável da água na irrigação é possível com a tecnologia, favorecendo assim a produção de alimentos

Em média, 74% das perdas de uma lavoura, no Brasil, se dá por falta de água. A partir do momento que o produtor tem essa água disponível e faz uma boa gestão de seu uso através da irrigação, ele aumenta a produtividade, podendo chegar a cinco safras ao longo de dois anos. 

É o que avaliou o agrônomo e especialista em produtos da Lindsay e agrônomo, Rodrigo Christofoletti Bernardi, em sua palestra no 2º Encontro de Irrigantes do Centro-Oeste, um evento dedicado a discutir os avanços e benefícios das tecnologias no campo da irrigação. Ele veio ao evento a convite da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, concessionária exclusiva da Lindsay em Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal e Bahia. 


Rodrigo enfatizou, com base na tecnologia embarcada dos pivôs da Lindsay,  o quanto o avanço tecnológico impactou positivamente a produção e o manejo responsável da água.  Entre as possibilidades estão a análise de dados sobre solo, cultura e clima. Ao fornecer informações precisas, os produtores podem irrigar suas plantações de forma mais eficiente, evitando tanto o desperdício de água quanto sua escassez, o que resulta em economia de água e energia.

“Com a conectividade nos pivôs de irrigação, é possível também programar e gerenciar o pivô à distância, emitir relatórios de uso e obter alertas de problemas. Esses avanços permitem que os produtores utilizem a água de forma mais consciente e maximizando a produtividade” explicou.

Ele destacou ainda que, além de garantir um aumento na produtividade das lavouras, a irrigação é considerada como um "seguro" para a fazenda, pois proporciona uma produção consistente ao longo do tempo. “Com o uso responsável e inteligente da irrigação, o produtor pode alcançar até cinco safras em dois anos, além de otimizar outros aspectos operacionais”, diz Rodrigo.


Meio ambiente

Em relação aos impactos ambientais, Rodrigo salientou que, quando utilizada de forma adequada, a água volta de forma natural para a atmosfera através da evapotranspiração das plantas e para o lençol freático através da infiltração da água no solo.

“É por isso que considero que muitos usam erradamente a expressão de que ‘a irrigação consome muita água’, quando na verdade ela é uma usuária da água”, considerou o presidente da comissão organizadora do evento, o professor de agronomia José Alves Júnior. Para ele, a irrigação será responsável pelo próximo boom do aumento da produtividade na agricultura no País. 

“Já tivemos técnicas fantásticas que fizeram isso mas, na atualidade, a academia enxerga sim, as pesquisas falam isso, os números mostram que a irrigação é a técnica mais viável para que a gente dobre, triplique, quadruplique a produção de alimentos e nos tornemos grandes exportadores e geradores de divisas para o Estado”, disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.