Osmarina foi a única representante de Goiás na fase final do concurso, onde concorreu com outras 2.329 receitas. A receita que garantiu a ela esta conquista foi a Torta Saborosa de Batata-Doce com Peixe. A merendeira conta que sempre busca inovar na alimentação até que um dia a escola recebeu uma doação muito grande de batata-doce. No mesmo período ela já estava concorrendo a outro prêmio que tinha por base o peixe. “Uni o útil ao agradável”, explica. Foi da necessidade de aproveitar o que tinha e preparar um prato diferenciado, que surgiu a ideia da Torta.
“As crianças ficam doidas com essa receita. Por eles, teria toda semana”, diz Osmarina orgulhosa. Para ela, é gratificante ver a alegria dos alunos. “Muitos que chegam aqui não têm condições de ter uma alimentação boa e na escola a alimentação é balanceada”. Osmarina ainda ressalta sobre o valor nutricional dessa receita.
Ao todo, foram premiados 15 profissionais de alimentação escolar das cinco regiões brasileiras. No final do mês de janeiro deste ano, o MEC reuniu todos eles em uma cerimônia realizada em Brasília.
Além do prêmio em dinheiro, que será entregue por representantes do Banco do Brasil nesta segunda, na igreja de Deus no Brasil, na Rua Itabuna, Conjunto Águas Claras, Osmarina também ganhou uma viagem de intercâmbio para o Chile, com todas as despesas pagas. A troca de experiências aconteceu em Santiago, em abril. A merendeira goiana viajou acompanhada da técnica de alimentação escolar de Iporá, Eunice de Sousa Costa Almeida.
Concorrência No ano passado, o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar recebeu quase 2.500 inscrições de todas as partes do País. Na primeira eliminatória foram selecionadas 1.403 receitas. Dessas, após análise dos presidentes dos Conselhos de Alimentação Escolar e nutricionistas cadastrados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ficaram 123, que foram reunidas em um livro. Desse total saíram as 15 finalistas, sendo três da Bahia, Espírito Santo e Pará; duas do Mato Grosso; e uma de Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O concurso é uma iniciativa do governo federal criado para celebrar os 60 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O objetivo é valorizar e reconhecer o trabalho das merendeiras e merendeiros de todo o País.