Vacinação é retomada em Aparecida com a chegada de 2,2 mil novas doses


1
1 compartilhar, 1 ponto

Com a chegada de 2,2 mil novas doses de vacinas Coronavac/Butantan, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia retoma nesta quinta-feira, 11, o agendamento para a vacinação contra covid-19 em idosos acima de 70 anos que residem na cidade. A imunização dos idosos desta faixa etária ocorrerá por meio de agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida que pode ser acessado pela plataforma Android ou pelo site da Prefeitura – aparecida.go.gov.br (https://webapp.aparecida.everyday.net.br/login). Para o agendamento é necessário estar na faixa etária prioritária e ter cartão SUS de Aparecida, além de documentos pessoais e comprovante de endereço da cidade.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, a vacinação apenas por agendamento nesta etapa se deve ao baixo número de doses recebidas e também para evitar filas. “Nesta sexta remessa recebemos apenas 2,2 mil doses. Como nesta faixa etária de 70+ há um número maior de pessoas, para evitar aglomeração e filas imensas como na semana passada, decidimos abrir mais dois postos de vacinação em Unidades Básicas de Saúde para atender aos idosos de forma agendada, com mais qualidade e de forma mais humanitária”, comentou o gestor.

O agendamento estará disponível a partir desta quinta-feira, 11, para as Unidades Básicas de Saúde Andrade Reis, Jardim Olímpico e Bairro Cardoso. Os dois postos a mais serão abertos nas UBS´s Veiga Jardim e Jardim Florença. Cada unidade tem a capacidade de aplicar 90 doses por dia das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.  “Como não teremos os drives nesta etapa, organizamos mais duas unidades para vacinação. Então o idoso ou seu responsável pode agendar a vacinação pelo aplicativo e pelo site da prefeitura e no dia e hora marcados se dirigirem até a unidade e receber a dose do imunizante. É importante que venham apenas no horário marcado para evitarmos tumulto e aglomeração. Todas as unidades estão equipadas para o atendimento”, comunicou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

Acamados – A imunização domiciliar dos idosos acamados com mais de 60 anos, continua o agendamento pelo telefone (62) 3545-5868.

Cartão SUS

Renata Cordeiro reforça sobre a necessidade das pessoas atualizarem o cartão de SUS de Aparecida para estar tudo certo quando as novas doses chegarem e a vacinação for retomada: “Quem não tem o cartão ou está com ele desatualizado deve procurar uma das 40 UBS’s da cidade para regularizar a situação. Só é possível acessar o aplicativo com o cartão atualizado. Lembrando que a segunda dose da vacina só é aplicada nas UBS’s por meio do agendamento pelo app. Logo, todos precisarão do cartão atualizado”,

Balanço da vacinação

Segundo Renata Cordeiro, até nesta terça-feira, 09 de março, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia vacinou 30.066 pessoas no município. Deste total 22.694 receberam 1ª dose e 7.372 receberam a 2ª dose; sendo eles 16.466 profissionais da saúde e 12.797 mil idosos acima de 70 anos. 499 idosos acamados também já foram imunizados e 355 idosos e deficientes institucionalizados receberam as duas doses do imunizante. A vacinação em Aparecida começou no dia 20 de janeiro. Até o momento, a cidade recebeu cinco remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde totalizando 22.700 doses para 1ª aplicação e 11 mil para 2ª aplicação.

Segunda dose

Em relação à 2ª dose da vacina contra a covid-19, a SMS convoca a todos os idosos que já receberam a 1ª dose da Coronavac que façam o agendamento da 2ª no aplicativo ou no site. “O intervalo entre essas doses é de até 28 dias e é essencial completar o esquema vacinal, não basta tomar apenas a 1ª, para se garantir a eficácia e a proteção da vacina são necessárias duas doses. Então, basta conferir no cartão de vacinas se já está na hora de receber a 2ª, e, se estiver, acessar o aplicativo e agendar”, frisa Renata Cordeiro informando ainda que haverá, a partir de quinta, uma aba no aplicativo separada para agendamento da 2ª dose.

Após o agendamento, quando o idoso chegar na UBS para receber a segunda dose, os profissionais vão conferir se o esquema vacinal está correto e fazer a imunização com segurança. “Será verificado no Sistema de Informação quando o paciente recebeu a primeira dose, qual a vacina que foi administrada e se ele está no prazo correto da segunda vacinação. Nas UBS’s temos condições de verificar todos os dados, garantindo assim mais segurança tanto para o paciente quanto para os profissionais”, ressalta a coordenadora. A 2ª dose da vacina Astrazeneca será 12 semanas, ou 3 meses após a aplicação da 1ª dose.

Principais informações atualizadas da Campanha de Vacinação contra a Covid-19:

Quem está sendo vacinado com a primeira dose neste momento

• Idosos acima de 70 anos

• Idosos acima de 60 anos acamados

Locais de vacinação para idosos acima de 70 anos (com agendamento)

• UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis)

• UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II)

• UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico)

• UBS Veiga Jardim (Avenida Major Manoel Augusto Silva Brandão, Área Pública, Setor Veiga Jardim)

• UBS Jardim Florença (Rua Verona esquina com a Rua São Paulo, Qd. 22, Lt. 01/20, Jardim Florença)

Como agendar a imunização

• Pelo aplicativo “Saúde Aparecida” – plataforma android

• Pelo site da Prefeitura de Aparecida – https://webapp.aparecida.everyday.net.br/login

Horários de funcionamento

• De segunda à sexta-feira, das 8 às 17h

Documentação exigida

• Documento de identidade

• CPF ou Cartão SUS de Aoarecida

• Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia

Pacientes acamados

• Estes recebem a vacinação em casa mediante agendamento telefônico pelo número 3545-5868

Quem está sendo vacinado com a segunda dose neste momento

• Idosos com mais de 85 anos

• Profissionais de Saúde (Central de Imunização da SMS – Centro)

Locais:

• UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis)

• UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II)

• UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico)

• UBS Veiga Jardim (Avenida Major Manoel Augusto Silva Brandão, Área Pública, Setor Veiga Jardim)

• UBS Jardim Florença (Rua Verona esquina com a Rua São Paulo, Qd. 22, Lt. 01/20, Jardim Florença)

Como agendar a imunização da segunda dose

Para se vacinar nas UBS´s, faça o agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” ou pelo site da Prefeitura de Aparecida – https://aparecida-saude-36236.web.app/login

Horários de funcionamento

• De segunda à sexta-feira, das 8 às 17h

Documentação exigida

• Documento de identidade

• CPF ou Cartão SUS de Aparecida atualizado

• Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF