Notícias

Avós que cuidam dos netos vivem até 10 anos, diz estudo

Ter uma boa convivência com os netos é uma alegria para todos, tanto para os avós, para as crianças e também aos, mas além de ser prazeroso, é excelente para saúde

Estudos recentes já comprovaram que o bom relacionamento entre avós e netos é fundamental para o desenvolvimento das crianças e beneficia toda a família, mas agora cientistas revelaram que isso prolonga a vida dos idosos.

Uma pesquisa realizada na Alemanha, constatou que os avôs e avós que participam ativamente da criação dos netos, apresentaram um índice de longevidade em média 37% maior do que aqueles que não convivem com as crianças.

O Estudo de Envelhecimento de Berlin, acompanhou 500 pessoas durante 19 anos, entre 70 e 103 anos de idade, observando seu estilo de vida, e principalmente como se relacionam com a família.

Eles analisaram a taxa de longevidade das pessoas que não tinham netos, ou que não convivem com os seus, com aqueles que cuidam das crianças e estão sempre presentes em suas vidas.

Metade dos avós que vivem cerca de 10 anos a mais que os outros, eram diretamente responsáveis pela criação dos netos, ficando com eles para os pais trabalharem por exemplo.

Outro dado importante que o estudo mostrou, foi que mesmo aqueles que não tem netos de sangue, mas se propunham a ajudar com apoio físico ou mesmo emocional a pais de sua comunidade ou parentes que não sejam filhos, servindo como um suporte para eles, também apresentaram uma taxa de 5 anos a mais na longevidade.

Os pesquisadores atribuem isso, a uma vida mais prazerosa e feliz quando o idoso se sente útil e tem um convívio com sua família, sendo uma parte importante dela.

E existe também a chamada “Hipótese da Vovó”, que tenta explicar porque os seres humanos ainda vivem tanto depois de acabar a fase reprodutiva.

Nas espécies animais isso não é comum, pois nossa função evolutiva seria simplesmente a manutenção da espécie, então esses avós que auxiliam nos cuidados com os netos, tiram a sobrecarga da mãe, que ficaria ‘pronta’, para se reproduzir mais rapidamente aumentando ainda mais a prole.

Seja qual for o motivo, a verdade é que tanto para os idosos, quanto para as crianças, é muito positiva a boa relação. O carinho e amor dos avós, deixam marcas que perduraram por toda a vida e com certeza formarão pessoas mais seguras e que saberão demonstrar seus afetos e desfrutá-los de forma muito mais plena.

Vovô e vovó são tudo de bom!

Vou99_laranja
Faça um comentário

Faça seu comentário

Mais lidas do Mês

To Top