28/02/2024 às 13h24min - Atualizada em 29/02/2024 às 00h01min

Pedidos de asilo para UE atingem maior nível desde crise de 2016

Sírios e afegãos foram os maiores solicitantes. Alemanha, mais uma vez, foi o principal destino dos requerentes, recebendo quase um terço de todos os pedidos.

Brasil e Mundo
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-02/pedidos-de-asilo-para-ue-atingem-maior-nivel-desde-crise-de-2016




Os pedidos de asilo para a União Europeia (UE) aumentaram 18%, chegando a 1,14 milhão em 2023, o maior nível desde a crise migratória entre 2015 e 2016. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pela Agência da União Europeia para o Asilo (EUAA, na sigla em inglês).



Os novos números devem fomentar um debate já acalorado sobre a imigração e a ascensão da extrema-direita antes de uma série de eleições locais e nacionais em todo o continente, bem como da campanha para o Parlamento Europeu.



Notícias relacionadas:

Sírios e afegãos continuaram sendo os maiores grupos de solicitantes, de acordo com os dados da agência. Em uma nova tendência, cidadãos turcos constituíram o terceiro maior grupo, apresentando 82% mais pedidos do que no ano anterior.



O número de palestinos que pediram asilo aumentou para um recorde de quase 11.600, na esteira da guerra entre Israel e Hamas. Segundo a agência, é difícil registrar corretamente o número de solicitantes, uma vez que a maioria dos países-membros da União Europeia não reconhece a Palestina como Estado.



A Alemanha foi, mais uma vez, o principal destino dos requerentes, recebendo quase um terço de todos os pedidos, enquanto o Chipre recebeu de longe o maior número de pedidos em termos relativos -- um para cada 78 habitantes.



Embora os pedidos de asilo de 2023 estejam um pouco abaixo dos níveis de 2016, eles se somam aos 4,4 milhões de ucranianos que buscaram refúgio no bloco europeu contra a invasão russa da Ucrânia - e não precisam fazer um pedido formal.



Os dados da EUAA chegam um mês depois que a Frontex -- a agência de proteção de fronteiras da UE -- registrou o maior aumento de travessias irregulares desde 2016.



Esses altos níveis têm estimulado a discussão sobre como conter a imigração, à medida que algumas autoridades locais dizem que estão sobrecarregadas.



A UE tem reforçado as fronteiras externas e suas leis de asilo desde a crise de 2015-2016, fechando acordos no Oriente Médio e no Norte da África para que mais pessoas permaneçam lá.



O bloco também chegou a um acordo histórico em dezembro sobre novas regras para dividir o custo e o trabalho de acolher os imigrantes de forma mais equilibrada e para limitar o número de chegadas. Mas algumas partes envolvidas afirmam que essas regras não são suficientes.



*É proibida a reprodução deste conteúdo.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-02/pedidos-de-asilo-para-ue-atingem-maior-nivel-desde-crise-de-2016
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.