Dia 18 (Segunda – Feira) 04h – Alvorada com a Banda de Couro. 12h – Repique de sinos e descarga de roqueiras. 19h – Missa e 4º Dia da Novena do Divino Espírito Santo, seguida de Benção do Santíssimo Sacramento, tocata com a Banda de Couro ao lado da Igreja Matriz.
Dia 19 (Terça – feira) 04h – Alvorada com a Banda de Couro. 12h – Repique de sinos e descarga de roqueiras. 19h – Missa e 5º Dia da Novena do Divino Espírito Santo, seguida de Benção do Santíssimo Sacramento, tocata com a Banda de Couro ao lado da Igreja Matriz.
Dia 20 (Quarta-feira) 04h – Alvorada com a Banda de Couro. 12h – Repique de sinos e descarga de roqueiras. 17h – Entrega de lanças pelos Cavaleiros das Cavalhadas na casa do Imperador do Divino Espírito Santo. 19h – Missa e 6º Dia da Novena do Divino Espírito Santo, seguida de Benção do Santíssimo Sacramento, tocata com a Banda de Couro ao lado da Igreja Matriz.
Dia 21 (Quinta-feira) 04h – Alvorada com a Banda de Couro. 12h – Repique de sinos e descarga de roqueiras. 19h – Missa e 7º Dia da Novena do Divino Espírito Santo, seguida de Benção do Santíssimo Sacramento, tocata com a Banda de Couro ao lado da Igreja Matriz.
Dia 22 (Sexta -feira) 04h – Alvorada com a Banda de Couro. 12h – Repique de sinos e descarga de roqueiras. 19h – Missa e 8º Dia da Novena do Divino Espírito Santo, seguida de Benção do Santíssimo Sacramento, tocata com a Banda de Couro ao lado da Igreja Matriz. 21h30 – Theatro de Pirenópolis – encenação do auto-natalino “As Pastorinhas”.
Dia 23 (Sábado) 04h – Alvorada com a Banda de Couro. 05h – Alvorada com a Banda de Música Phoenix. 12h – Repique de sinos e descarga de roqueiras, tocata com a Banda Phoenix ao lado da Igreja Matriz e saída dos mascarados pelas ruas da cidade. 18h30 – Procissão com a bandeira do Divino Espírito Santo seguida da benção á Bandeira. 19h – Ultimo dia da Novena do Divino Espírito Santo, logo após procissão acompanhada pelos irmãos do Santíssimo Sacramento, levantamento do mastro e cortejo coma Banda de Música Phoenix em direção a Beira-Rio, onde ocorre a tradicional queima de fogos de artifícios, roqueiras girândolas e etc. 21h30 – Theatro de Pirenópolis – encenação do auto-natalino “As Pastorinhas”.
Dia 24 (Domingo do Divino) 04h – Alvorada com a Banda de Couro. 05h – Alvorada com a Banda de Música Phoenix, saindo da casa do Imperador. 08h – Cortejo Imperial.
Saída do Imperador ostentando a coroa e o cetro de seu residência até a Igreja Matriz, juntamente com seus familiares, as virgens, a Banda Phoenix seguidos pela comunidade. 09h – Missa solene, cantada em latim pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário de Pirenópolis. 10h30 – Sorteio do novo Imperador no consistório da Igreja Matriz. 11h – Cortejo levando o Imperador em sua residência onde serão distribuídas verônicas e pãezinhos do Divino. 13h – Abertura das Tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis. 18h – Cortejo conduzindo o Imperador em sua residência até a Igreja Matriz acompanhado pela Banda de Música Phoenix. 19h – Benção e posse do novo Imperador. 21h30 – Encenação de peça teatral no Theatro de Pirenópolis.Dia 25 (Segunda- Feira) 08h – Reinado de Nossa Senhora do Rosário.
Cortejo conduzindo o Rei e a Rainha de suas residências até a Igreja do Bonfim acompanhado pela Banda de Couro e o grupo congo. 09h – Missa na Igreja do Bonfim. 10h – Cortejo conduzindo os reis de volta ás suas residências. 13h – Segundo dia das Cavalhadas de Pirenópolis.Dia 26 (Terça-feira) 08h – Juizado de São Benedito – cortejo conduzindo os juízes de São Benedito até a Igreja do Bonfim acompanhado pela Banda de Couro e o grupo Congo. 09h – Missa cantada na Igreja do Bonfim. 10h – Cortejo conduzindo os juízes de São Benedito até as suas residências. 13h – Último dia das Cavalhadas de Pirenópolis.
Após o espetáculo os cavaleiro seguem até a porta da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim para a oração final de agradecimento e salva de tiros.
Fonte: www.agitapirenopolis.com.br/