Apesar da tendência de verticalização das grandes cidades, viver em casa ainda é o desejo de dois a cada três brasileiros, apontou uma pesquisa realizada pelo Quinto Andar em 2023. É neste contexto que tem crescido o volume de lançamentos de condomínios horizontais, uma vez que há segurança a este estilo de moradia.
Mais de 1,7 milhão de domicílios estão dentro de condomínios horizontais no Brasil, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e este número cresceu 76% nos últimos 12 anos conforme a comparação com o censo anterior, de 2010.
Quando se fala em Goiânia, o aumento do número de domicílios em condomínio horizontal foi bem maior, chegando a ser mais que o dobro no mesmo período: 124%. E esta demanda continua. Na região metropolitana da capital, foram mais de 6 mil lotes em condomínios horizontais lançados de 2023 para cá, de acordo com pesquisa do Instituto Brain para o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi-GO).
Esta tipologia de imóveis fará parte das ofertas do 17° Feirão de Imóveis, que acontece dos dias 17 a 20 de outubro no Centro de Convenções de Goiânia. A Portal do Sol Urbanismo montará um estande para apresentar o Portal do Sol Golfe, um complexo imobiliário que já está em parte habitado na GO-020. “Queremos apresentar os diferenciais do projeto a mais goianos. Estaremos lá para mostrar uma realidade que já está acontecendo para mais de 800 famílias e com espaço para muitas outras”, diz Ediberto Jardim, coordenador comercial da Portal do Sol Urbanismo.
O Portal do Sol Golfe é um complexo imobiliário de condomínios horizontais em Goiânia com área superior a 3,7 milhões de metros quadrados, sendo quase um milhão de metros quadrados de mata nativa preservada e um inédito campo de golfe oficial com 18 buracos, com 748 mil m² de área verde, o único de Goiânia, projetado pelo arquiteto americano Dan Blankenship.
Dois condomínios já estão implantados, sendo que em um deles, está acontecendo o lançamento da última etapa, o Reserva dos Lagos - que, como sugere o nome, fica entre dois lagos. Os condomínios possuem lazer completo, academia e outros diferenciais como mercado autônomo, espaço de gastronomia para atender os moradores, entre outros.
“O evento será um enorme facilitador para quem está em fase de pesquisas de imóvel porque o consumidor consegue conferir tudo o que o mercado está oferecendo em um só lugar”, diz Ediberto. Serão, no total, 29 empresas que oferecem opções de casas, apartamentos, lotes e outras modalidades em Goiânia e na região metropolitana.
O Feirão contará ainda com a participação do estande da Caixa Econômica Federal para analisar aprovação de crédito, e também com o estande do Fórum Goiano de Habitação para sanar suas dúvidas sobre a feira. Segundo Floriano Gomes, superintendente do Secovi Goiás, baseado em anos anteriores, a estimativa é de mais de 16 mil pessoas.
Organizado pelo Fórum Goiano de Habitação - integrado pelo Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi), Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (ADEMI-GO), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas (Sinduscon) e pela Associação de Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU) - o evento inicia às 13h e termina às 22h na quinta, sexta e no sábado. No domingo, último dia, o início é às 9h e o encerramento às 14h.