27/03/2021 às 20h23min - Atualizada em 27/03/2021 às 20h23min

Prefeitura de Goiânia vai liberar a abertura do comércio a partir de quarta-feira

Esquema de funcionamento segue modelo proposto pelo governo de Goiás, sendo 14 dias com comércio não essencial fechado seguidos de 14 dias em funcionamento. Regras para reabertura ainda não foram divulgadas.

A Prefeitura de Goiânia afirmou, neste sábado (27), que vai liberar a abertura do comércio só a partir de quarta-feira (31) para poder acompanhar o modelo proposto pelo governo de Goiás, sendo 14 dias com comércio não essencial fechado seguidos de 14 dias abertos. O decreto com as regras de funcionamento deverá ser publicado neste final de semana.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) durante uma reunião com empresários. Segundo o gestor, a decisão foi tomada para que não haja confusão entre os moradores e comerciantes da cidade em relação a qual decreto seguir.

"As pessoas ficariam muito confusas uma vez que o decreto do município seria de uma forma e do estado de outra. Seria muita confusão na cabeça dos goianienses. Por isso, decidimos chegar em um acordo de união. Nós faremos com que nosso decreto que seria válido até amanhã, fique válido por mais dois dias para que nós possamos igualar a partir de quarta-feira os 14 dias de comércio totalmente aberto", disse o prefeito Rogério Cruz.

Na reunião também se discutiu quais atividades terão horários de funcionamento específicos, principalmente para que não haja conflitos de horários no transporte público, que continuará seguindo o esquema de embarque prioritário para trabalhadores do serviço essencial. Os estabelecimentos deverão seguir protocolos de segurança para evitar a contaminação e a disseminação do coronavírus.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) já havia informado que manteria o compromisso de autorizar a reabertura do comércio não essencial em Goiás a partir de quarta-feira (31), mesmo com as altas taxas de ocupação dos hospitais no estado.

Até as 18h deste sábado, Goiânia estava com 94% de ocupação dos leitos de UTI e de vagas de enfermaria.

Reuniões

 

Antes de se chegar ao que foi divulgado pela administração da capital na noite deste sábado, houve várias reuniões no Paço. Na última quinta-feira (25), a Prefeitura de Goiânia chegou a apresentar para entidades dos setores produtivos uma proposta de rodízio do funcionamento do comércio não essencial, que seria dividido em seis regiões e abriria três dias da semana. O modelo era parecido com as regras seguidas por Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana.

Na sexta-feira (26), houve uma reunião entre integrantes da prefeitura e do governo após Ronaldo Caiado afirmar que não havia sido consultado sobre o decreto. Foi depois deste encontro que o prefeito decidiu por não seguir o modelo de escalonamento por regiões.

Assim, houve nova reunião de Rogério Cruz com representantes da indústria e do comércio neste sábado, onde se discutiu a nova proposta.

Fonte: Veja outras notícias da região no G1 Goiás.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.