22/06/2021 às 13h08min - Atualizada em 22/06/2021 às 13h08min

Dente de baby shark? Não!

Alguns casos  de grandes desgastes nos dentes para colocação de facetas de porcelana ganharam destaque nas redes sociais, inclusive de famosos como Simaria, da dupla com Simone e os humoristas Whindersson Nunes e Carlinhos Maia. Mas, será que sempre será necessário desgastar muito os dentes para instalação das facetas de porcelana?

Quem descobre as técnicas dos laminados cerâmicos e alimenta o desejo de corrigir o próprio sorriso, geralmente tem por hábito pesquisar na internet. Aí, é comum se deparar com fotos de pessoas que tiveram os dentes bastante desgastados pelos dentistas que realizaram o tratamento, para colocar facetas de porcelana ou lentes de contato dental.  Casos de famosos como Simaria, da dupla com Simone, Mc Kevinho, e os humoristas Whindersson Nunes e Carlinhos Maia, logo aparecem na busca.

A sertaneja revelou que, durante um tratamento de tuberculose ganglionar, em 2018, quase perdeu todos os dentes. Em entrevista à revista Quem [https://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2018/08/simaria-conta-que-perdeu-os-dentes-estou-igual-uma-vampira.html], ela contou que a doença não foi a causadora dos problemas bucais que surgiram, e sim, lentes de contato mal colocadas. “Não teve a ver com a tuberculose. Fazia tempo que eu precisava parar e arrumar os dentes”, revelou à uma revista de circulação nacional.  Ela acabou precisando fazer a troca das facetas e, ao retirar as lentes, estava com os dentes afilados. "Estou igual uma vampira, quando você arranca os dentes e fica só os fiapos. Se você me olhar sem dente você corre”, brincou ela.

Já o funkeiro Mc Kevinho, precisou trocar as lentes de contato após quatro anos de uso. Ao se ver com os dentes desgastados do procedimento antigo, ele se comparou com o personagem Baby Shark, um tubarãozinho de dentes bastante afiados, em publicação nas redes sociais. Após o episódio, o artista refez o procedimento com técnicas mais atuais e falou sobre o assunto também. “Galerinha, só pra avisar, esse desgaste no meu dente é de anos e anos atrás, hoje em dia para você colocar lente não desgasta quase nada”, disse Kevinho, à época em que renovou o sorriso.

É o que reforça a odontóloga Carla Rockenbach, da Venko Inteligência Odontológica. De acordo com ela, a maioria das pessoas não precisa de grandes desgastes para adequação da faceta. “Quando falamos em lentes de contato dental, já pensamos se vamos desgastar os nossos dentes. Na realidade, o que é necessário é uma adequação, ou seja, a remoção de áreas de retenção, aquelas bordas trincadinhas ou ângulos mais retos, ou o que impediria o assentamento das lentes de contato de forma passiva”, ressalta a dentista.

De acordo com Carla Rockenbach, o parâmetro de trabalho para desgastes nos dentes, atualmente, é de 0,2mm, definido previamente no fluxo digital. Esse método permite saber onde e como será feito o desgaste dos dentes.

Contudo, segundo ela, há casos que apresentam necessidade de adequar superfícies dos dentes que se encontram com problemas: sejam manchas e amarelamento, sejam camadas defeituosas de esmalte e dentina, ou sejam restaurações insatisfatórias anteriores. "Mas isso é exceção e não a regra”, conta a profissional.

A odontóloga reforça que a melhor forma de evitar desgastes desnecessários, é procurando um bom profissional e clínicas com aparato tecnológico para fazer um aprofundado planejamento sobre cada caso, de forma individualizada.

“A tecnologia é grande aliada quando se trata da colocação de facetas. Para um bom resultado, é preciso investir em locais e profissionais que estejam equipados com os melhores equipamentos para exames, verificação e diagnóstico, capaz de projetar digitalmente em um ambiente informatizado o modelo da sua arcada dentária, escaneada sob alta tecnologia, o que permite prever com precisão todo o trabalho que será realizado”, completa ela.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.