26/03/2022 às 10h34min - Atualizada em 26/03/2022 às 10h34min

OCB/GO e Prefeitura acertam parceria para fortalecer o cooperativismo no Sudoeste Goiano

Criação da Semana do Cooperativismo e implantação do Museu do Cooperativismo em Rio Verde são as primeiras iniciativas definidas com a Prefeitura na posse do coordenador do Núcleo Regional

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, empossou hoje (25/3) o coordenador do Núcleo Regional Cooperativo Sudoeste, Marcelo Ferreira, já com importantes passos para o crescimento e fortalecimento das cooperativas goianas na região. Foi entregue minuta ao prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, para o projeto de lei que institui a Semana do Cooperativismo no Calendário Municipal Oficial de Evento, a ser realizada anualmente na semana que antecede o primeiro sábado de abril, período anterior à feira Tecnoshow, uma das maiores do agronegócio brasileiro. Também foi acertada a implantação do Museu do Cooperativismo em Rio Verde.

A Semana do Cooperativismo tem o objetivo de incentivar a cultura, os valores e os princípios do cooperativismo, além de celebrar convênios e dar visibilidade às ações e trabalhos das cooperativas da região. Também prevê a realização de parcerias público-privadas com o Estado, as prefeituras, entidades classistas e cooperativas.

“Certamente, na primeira semana de abril do próximo ano, vamos promover em Rio Verde a primeira comemoração da Semana do Cooperativismo”, afirmou o prefeito Paulo do Vale, que destacou a importância econômica e social do setor. “De cada cinco empregos gerados no mundo, um é criado por cooperativa e isso não é diferente no nosso município. É um segmento que tem grande relevância para a economia da nossa região”, frisou.

O prefeito anunciou outra parceria com o Sistema OCB/GO para implantar o Museu do Cooperativismo em Rio Verde, no centenário casarão do município. “Quero parabenizar o presidente Luís Alberto pela iniciativa em descentralizar a representatividade do cooperativismo goiano, o que certamente vai fortalecer ainda mais o setor. O Sistema OCB/GO e o Núcleo Sudoeste podem contar com a Prefeitura de Rio Verde”, disse Paulo do Vale.

Potencial
Luís Alberto destacou que o cooperativismo no Sudoeste de Goiás é forte, com cooperativas que faturam R$ 10 bilhões por ano, a exemplo da Comigo. “Mas também tem enorme potencial para crescer, ampliando o número de cooperativas e consolidando as que existem. Para isso, é fundamental a parceria com as prefeituras da região, como a de Rio Verde”, disse. “Estamos descentralizando a gestão e a representação do cooperativismo em Goiás e um dos principais objetivos dos Núcleos Regionais é fazer com que o Sistema OCB/GO esteja mais próximo de todas as cooperativas goianas e promover maior integração entre elas”, frisou Luís Alberto. O presidente da entidade e sua equipe já visitaram presencialmente 121 cooperativas e 39 agências em Goiás.

Coordenador do Núcleo Sudoeste e presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Rio Verde e Região (Sicoob Empresarial), Marcelo Ferreira afirmou que a região tem 33 cooperativas em atividade atualmente, mas apenas 16 são filiadas ao Sistema OCB/GO.

“Nosso primeiro objetivo é trazer todas essas cooperativas para o Sistema e apresentar os seus serviços e benefícios. Vamos também promover a intercooperação entre as cooperativas da região, além de realizar mais eventos técnicos e de negócios, ofertar mais cursos de qualificação e de gestão, entre outras ações. Temos muito trabalho pela frente, mas temos o apoio do Sistema e o engajamento do nosso presidente Luís Alberto, o que nos deixa seguros e confiantes de que vamos alcançar os resultados esperados”, disse.

“Estou há muitos anos no cooperativismo e fico feliz de ver que é um setor em pleno crescimento em Goiás e que temos pessoas capacitadas e lideranças engajadas no Sistema OCB/GO, comandado por Luís Alberto. É muito importante essa descentralização da gestão que começa a ser implantada, pois vai aproximar nossos gestores das cooperativas e cooperados e levar mais qualificação para o nosso setor, além de estreitar o relacionamento com as prefeituras e entidades classistas”, afirmou o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia.

A solenidade de posse do Núcleo Sudoeste e assinatura dos primeiros convênios entre o Sistema OCB/GO e Prefeitura de Rio Verde foram prestigiadas também pelo vice-prefeito Danilo Pereira; secretários municipais Ênio Freitas (Fazenda) e Raphael Barros (Meio Ambiente); presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde, Eduardo Lobo; presidente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes, presidente do Observatório Rio Verde, Jacqueline Zaiden e pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde, José Carlos Cintra; além de presidentes e representantes de cooperativas da região.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.