31/03/2022 às 11h21min - Atualizada em 31/03/2022 às 11h21min

Construtora oferece academia gratuita para colaboradores em canteiro de obras

Iniciativa do Sesi e da Consciente busca oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores por meio da atividade física. Ação já demonstrou interesse de 50 operários

A atividade física não está na lista de prioridade dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 29 países aponta o Brasil como o país de menor adesão à prática de exercícios. De acordo com o estudo, são cerca de 3 horas por semana, em média, de atividades físicas, o que representa metade da média global, que é de 6 horas. 

Entre os principais argumentos para não priorizar o cuidado com a saúde do corpo estão a falta de tempo, seguido pela falta de dinheiro, a falta de instalações nas proximidades de onde vive, a falta de conhecidos para fazer companhia na prática e o clima muito quente ou muito frio.

Pensando na importância da prática de exercícios para a saúde, a Consciente Construtora e Incorporadora passou a adotar uma academia de ginástica dentro do canteiro de obras do World Trade Center (WTC) Goiânia. A instalação da academia tem como objetivo proporcionar aos trabalhadores um espaço gratuito para as práticas de atividades físicas, garantindo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para quem atua nas obras da construtora. 

O espaço é resultado da parceria entre a Consciente e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Segundo o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da construtora, Felipe Inácio Alvarenga, os trabalhadores poderão desempenhar as atividades de segunda a quinta-feira, das 17h às 19 horas, sob a supervisão de um profissional de educação física. 

“A ideia iniciou quando um dos colaboradores improvisou um peso com material da obra e percebemos que muitos não tinham condições de pagar ou tempo para frequentar esse espaço. Então, resolvemos fazer essa ação e os trabalhadores terão 41 aparelhos à disposição”, destaca Felipe.

 

Custo a menos

O esforço físico faz parte da rotina do servente Igor Henrique Farias, de 33 anos, que trabalha todos os dias na construção civil. Morador do setor Parque Real, em Aparecida de Goiânia, ele acordava bem cedo, seguia para o trabalho, no setor Marista, e ainda finalizava o dia numa academia. Dois meses depois, com a rotina puxada e o valor da mensalidade alto, ele acabou deixando a atividade física. “Além disso, a academia era longe da minha casa e eu chegava tarde por causa do trabalho. Isso fez com que eu desistisse de seguir fazendo as atividades físicas”, explicou.

A realidade de Igor é a mesma de vários operários. Quando ficou sabendo da academia no próprio canteiro de obras, Igor não titubeou e se matriculou. Ele faz parte de um grupo de 50 trabalhadores da construção civil que já manifestou interesse pela academia. 

“Agora, já posso sair do serviço e ir direto para a academia. Acredito que isso vai dar mais ânimo e disposição para encarar a rotina. Quero ir todos os dias, ainda mais sendo gratuito. Eu encontrei a academia mais barata por R$ 80 mensal e acaba sendo um custo a menos”, detalha Igor Henrique.

O coordenador de esporte e lazer do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, André Mendes, destaca que do total de colaboradores que já demonstraram interesse em participar do programa, 35 já passaram por avaliação médica antes de iniciar as atividades físicas. Ele ainda destaca que, mesmo os trabalhadores fazendo atividades em função de suas atribuições no canteiro de obras, os exercícios físicos desempenhados com o auxílio de profissionais são essenciais para evitar lesões.

“Eles vão fazer um plano de exercícios sistematizados, levando em consideração o que eles precisam e o diagnóstico do professor. O trabalhador, por exemplo, pode estar com escoliose ou com um membro mais fraco que o outro. Então, é um trabalho diferente da atividade física”, destaca André. “Dessa forma, evita lesões, fortalece os músculos, melhora o condicionamento cardiorrespiratório e evita doenças como diabetes”, completa.

 

Fitness Team

Além da academia, a Consciente oferece ainda aulas de treinamento funcional na área de convivência da empresa, para os colaboradores administrativos. Os encontros acontecem às segundas, quartas e sextas- feiras, a partir das 17h15, e tem duração de cerca de 50 a 60 minutos.

O projeto Fitness Consciente Team, criado pelo departamento de Responsabilidade Social, tem o intuito de continuar na promoção de qualidade de vida, disposição e autoestima. Dessa forma, os trabalhadores podem praticar atividades funcionais no quintal da empresa, com toda a comodidade de finalizar seu trabalho e já cair na malhação sem ter que pegar trânsito.  

“O objetivo é promover bem-estar e incentivo ao cuidado com a própria saúde entre os nossos colaboradores. Facilitar o acesso é um meio eficaz para que eles se interessem por essa possibilidade”, ressalta Felipe Inácio. 

As atividades físicas são supervisionadas, o programa ainda oferece avaliação física mensal e indicações de planos alimentares. Nesse caso, a empresa custeia 50% do valor da mensalidade, e os outros 50% são descontados do contracheque todos os meses.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.