31/07/2022 às 23h02min - Atualizada em 01/08/2022 às 00h01min

Equipe de pesquisadores brasileiros realiza cirurgia no metaverso

Com os óculos tecnológicos, médicos acompanham cirurgia de biópsia durante simulação em um hospital de São Paulo.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/07/31/equipe-de-pesquisadores-brasileiros-realiza-cirurgia-no-metaverso.ghtml
Com os óculos tecnológicos, médicos acompanham cirurgia de biópsia durante simulação em um hospital de São Paulo. Equipe brasileira faz primeira simulação de cirurgia no metaverso
Se depender de um grupo de médicos e pesquisadores brasileiros, a sala de cirurgia do futuro se tornará uma realidade em breve.
Além da neurocirurgiã e do instrumentador, uma profissional indispensável: a doutora Gigs, responsável por orientar esse procedimento via metaverso.
“Nós desenvolvemos um avatar e conseguimos capturar detalhes da técnica para que o avatar orientasse o procedimento. É a junção da realidade e do mundo virtual”, explica a médica Giselle.
Com os óculos do metaverso, ela acompanha uma biópsia que por enquanto é apenas uma simulação em um hospital em São Paulo.
No futuro, acredita-se que através da inteligência artificial será capaz de identificar se o aluno está errando e sugerir que ele repita o procedimento se for necessário. E os avatares vão estar aptos a ensinarem sem fronteiras geográficas ou econômicas.
Do que se trata o metaverso? O especialista explica:
“É a gente integrar pessoas em vários ambientes através dos seus avatares ou com suas réplicas digitais em que consiga enxergar o mundo real através do holograma ou através de óculos de realidade virtual”.
Segundo a equipe, esta foi a primeira simulação de cirurgia via metaverso no mundo. Tudo acompanhado atentamente por especialistas internacionais.
“A equipe brasileira está fazendo um trabalho extraordinário, criando algo que nunca vi antes. Existem muitas iniciativas na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard que usam tecnologia de ponta. Acompanho experimentos incríveis, mas nada que tenha o nível de sofisticação desse avatar”, afirma um dos participantes.
“É algo que realmente pode mudar muito, pode mudar a saúde mundial e pode mudar a educação”, diz a doutora Giselle.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/07/31/equipe-de-pesquisadores-brasileiros-realiza-cirurgia-no-metaverso.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.