17/10/2022 às 23h28min - Atualizada em 18/10/2022 às 00h01min

Caixa anuncia renúncia de vice-presidente de tecnologia citado em denúncias de assédio moral

Claudio Salituro é o quarto vice da Caixa a cair desde junho, quando servidoras denunciaram cúpula. Ex-presidente Pedro Guimarães, pivô de dezenas de denúncias, também deixou o posto.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/10/17/caixa-anuncia-renuncia-de-vice-presidente-de-tecnologia-citado-em-denuncias-de-assedio-moral.ghtml
A Caixa Econômica Federal emitiu fato relevante nesta segunda-feira (17) para informar que acatou a renúncia do vice-presidente de Tecnologia e Digital do banco, Claudio Salituro.
"A Caixa Econômica Federal comunica à sociedade brasileira, aos seus clientes e empregados, e ao mercado em geral que o Conselho de Administração acatou, nesta data, pedido de renúncia, por questões pessoais, do Sr. Claudio Salituro ao cargo de Vice-Presidente de Tecnologia e Digital", diz o comunicado do banco ao mercado
"A Caixa agradece ao Sr. Claudio Salituro pelas relevantes contribuições, profissionalismo e dedicação, desejando-lhe sucesso nos novos desafios", completa o texto, que não indica o substituto de Salituro no posto.

A TV Globo apurou que a decisão foi tomada durante a reunião do Conselho de Administração da Caixa que analisou um relatório da corregedoria sobre as denúncias de assédio contra o ex-presidente do Banco Pedro Guimarães.
As conclusões sobre a análise desse relatório não tinham sido divulgadas pela Caixa até a última publicação desta reportagem.
Em julho, o blog do jornalista Ricardo Noblat no site Metrópoles publicou vídeos em que Claudio Salituro aparece filmando e xingando servidores do banco. Na época, a Caixa afirmou que o material seria apurado pelo banco e por uma auditoria privada contratada após as denúncias virem à tona.
Denúncias em série
As denúncias de assédio moral e sexual praticados pelo ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães, que comandava o banco desde o início do governo Jair Bolsonaro, vieram à tona no fim de junho. O material foi divulgado pelo site Metrópoles e confirmado pela TV Globo.
As funcionárias do banco que passaram pelas situações de assédio já tinham denunciado os casos à Justiça e, naquele momento, decidiram também levar a denúncia à imprensa.
O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho abriram investigações sobre o caso.
Segundo o MPT, a primeira denúncia de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa aconteceu em julho de 2019, quando Guimarães estava há apenas seis meses no exercício do cargo. Mas, segundo os procuradores, a empresa não adotou qualquer providência para investigar a denúncia.
Devido à suposta omissão, o MPT pediu a condenação da Caixa Econômica Federal em R$ 305 milhões pela omissão na investigação.
Os procuradores também solicitaram que a Justiça determine que a Caixa abstenha-se de praticar ou permitir a prática de quaisquer atos que importem a retaliação a pessoas que utilizem o canal de denúncias interno ou que tenha participado como testemunha em investigação do Ministério Público ou dos demais órgãos de fiscalização.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/10/17/caixa-anuncia-renuncia-de-vice-presidente-de-tecnologia-citado-em-denuncias-de-assedio-moral.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.