21/10/2022 às 15h41min - Atualizada em 23/10/2022 às 00h01min

A descentralização é bonita, mas também tem desvantagens sinistras

Nosso analista Dan Ashmore tem uma visão objetiva da criptomoeda, observando que também há desvantagens em todas as coisas boas que a criptomoeda traz

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/a-descentralizacao-e-bonita-mas-tambem-tem-desvantagens-sinistras/

Sanções.

Inquestionavelmente, uma palavra da moda nos círculos de criptomoedas – ao lado de censura, regulamentação e centralização.

Esta semana provou o tamanho do problema – e o crescente interesse da aplicação da lei em criptomoedas. Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira a retirada de uma rede russo-venezuelana que usava o Tether (USDT) para movimentar dinheiro ilegalmente.

Sanções internacionais foram levantadas agressivamente contra a Rússia após a invasão da Ucrânia em fevereiro. Isso rapidamente trouxe à tona o tópico da criptomoeda e sua capacidade potencial de contornar essas sanções.

A resistência à censura é um pilar da criptomoeda

Por um lado, a resistência à censura é grande. De fato, é uma das espinhas dorsais da criptomoeda. Através dessa qualidade sedutora de descentralização, os indivíduos ganham a capacidade de assumir o controle de sua riqueza e evitam a influência de governos e outras entidades centrais.

Essa descentralização e resistência à censura oferece todos os tipos de benefícios. Pense naqueles que vivem sob regimes não confiáveis, agora com uma via para ganhar algum controle sobre a riqueza. Cidadãos vendo inflação em massa por meio de governos incompetentes, que agora podem simplesmente comprar stablecoins com o mínimo de esforço, armazenando seu valor em dólares.

Essas vantagens são mais ou menos reconhecidas por todos. Para mim, eles apresentam algumas das razões pelas quais estou tão fascinado com essa pequena e estranha indústria. Ajuda a quebrar o privilégio financeiro, permitindo aos cidadãos de nações em desenvolvimento a chance de preservar sua riqueza. Claro, o bitcoin é incrivelmente volátil e atualmente totalmente inadequado como reserva de valor, mas a criptomoeda também se estende a stablecoins, moedas menos voláteis – há uma série de opções.

A descentralização também é uma desvantagem?

Muitos criticam o Tether pelo fato de ser centralizado. Oh – você está sujeito aos caprichos do governo dos EUA, eles argumentam. E eles estão certos. Dê uma olhada nos eventos do mês passado com o Tornado Cash, o cash mixer no Ethereum, para ver isso.

O governo pode ordenar que o Tether congele carteiras sempre que quiser, e o Tether deve cumprir. Eles são uma empresa regulamentada – e é assim que as empresas regulamentadas são obrigadas a agir.

É por isso que argumentei por tanto tempo sobre o quão centralizado é o Ethereum. Todo o ecossistema é tão dependente de stables centralizadas como Tether e Circle. Se o capital que flui através do sistema é centralizado e sujeito à censura, então como o Ethereum – ou DeFi em geral – pode ser descentralizado?

Mas também precisamos enfrentar as desvantagens da descentralização. Por mais mágico que seja – e para todas as portas que abre – também há desvantagens muito significativas. A capacidade dos atores de contornar as sanções internacionais é uma delas. Esta é uma realidade sinistra, mas muito real – as criptomoedas descentralizadas ajudam nisso.

O que aconteceu esta semana?

O anúncio desta semana – de que o Departamento de Justiça dos EUA estava fazendo acusações contra cinco russos e dois venezuelanos acusados de manter uma rede global de lavagem de dinheiro e comércio com empresas sancionadas – destaca o quão real é esse problema.

O Departamento de Justiça anunciou que o acusado facilitou o comércio de centenas de milhões de barris de petróleo que foram posteriormente enviados para compradores russos e chineses. Além disso, membros do grupo foram acusados de contrabandear tecnologia militar para a Rússia.

À medida que a Rússia continua a aterrorizar a Ucrânia, isso pinta uma imagem sombria de criptomoeda auxiliando o esforço de guerra. De acordo com o The Block, um dos acusados, o russo Yury Orekhov, teria dito a um cúmplice “sem preocupações, sem estresse. Assim que começarmos a atracar, faremos a transferência imediatamente. O USDT funciona rápido como o SMS”.

Grupos paramilitares pró-Rússia também usaram criptomoedas para financiar suas atividades. Dito isso, a Ucrânia alavancou significativamente mais o ângulo de doação de criptomoedas – arrecadando mais de US$ 100 milhões após um apelo de seu vice-presidente no Twitter.

E isso através de uma criptomoeda centralizada como o Tether, o que significa que as preocupações potenciais se expandem para todas as criptomoedas, em vez de apenas moedas descentralizadas. Para esta última, no entanto, os meios de aplicação da lei para reduzir a atividade ilegal são bastante reduzidos – uma bênção incrível, mas também uma perspectiva assustadora.

Vale a pena?

Como muitas coisas, há coisas boas e ruins aqui.

Trata-se de saber se os aspectos positivos superam os negativos. O poder da descentralização e todo o bem que ela pode oferecer ao mundo superam o potencial de maus atores para realizar transações mais livremente?

Acredito que sim, mas precisamos ter cuidado com a forma como fazemos isso, sem ignorar as coisas muito sinistras que acontecem nas margens dessa indústria. A aplicação da lei também tem um papel a desempenhar, é claro, e os desenvolvimentos desta semana mostram que eles estão começando a fazer isso cada vez mais.

Para fechar isso, a descentralização é incrível. Mas não é perfeita – e isso precisa ser reconhecido. Espero que o bem possa continuar a superar o mal. Mas da próxima vez que você for lírico sobre um futuro utópico construído sobre uma estrutura descentralizada, considere o fato de que também existem pontos negativos.

The post A descentralização é bonita, mas também tem desvantagens sinistras appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/a-descentralizacao-e-bonita-mas-tambem-tem-desvantagens-sinistras/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.