06/11/2022 às 23h19min - Atualizada em 07/11/2022 às 00h00min

Ataques de ódio em escolas: estudante negro de colégio tradicional de SP denuncia postagens racistas. 'Luto pela justiça. Luto pelo amor', diz

Em São Paulo, assim que saiu o resultado das urnas, o estudante Antônio, de 15 anos, foi adicionado a um grupo de alunos que trocavam mensagens de ódio e preconceito, com citações nazistas, mas ele reagiu e denunciou os ataques que sofreu na escola.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/06/ataques-de-odio-em-escolas-estudante-negro-de-colegio-tradicional-de-sp-denuncia-postagens-racistas-luto-pela-justica-luto-pelo-amor-diz.ghtml
Em São Paulo, assim que saiu o resultado das urnas, o estudante Antônio, de 15 anos, foi adicionado a um grupo de alunos que trocavam mensagens de ódio e preconceito, com citações nazistas, mas ele reagiu e denunciou os ataques que sofreu na escola. Família de aluno que denunciou grupo com mensagens de ódio conta outros casos de racismo em escola de alto padrão de SP
O discurso de ódio, presente nos atos golpistas da semana, também foi ouvido em escolas de alto padrão. Em São Paulo, o estudante Antônio, de 15 anos, reagiu ao ver colegas, insatisfeitos com o resultado da eleição, divulgando mensagens racistas e de apologia ao nazismo. Ele decidiu tomar uma atitude.
A indignação do garoto de 15 anos começou na noite do domingo passado. assim que saiu o resultado da eleição presidencial, ele recebeu um alerta no celular. Tinha acabado de ser adicionado a um grupo: Fundação Antipetismo.
A escola é o colégio Visconde de Porto Seguro, um dos mais tradicionais de São Paulo. Antonio e os outros adolescentes do grupo estudam na unidade de Valinhos, a 90 quilômetros da capital. A mensalidade custa até R$ 4 mil.
MP vai apurar ofensas racistas enviadas a aluno; defesa dos autores diz que mensagens eram para 'outra pessoa'
A instituição, fundada por imigrantes alemães no final do século XIX, tem currículo internacional, com aulas em português, inglês, alemão e espanhol.
“Eu comecei a ver as mensagens do grupo e eu achei mensagens nazistas, mensagens racistas, machistas. Todo tipo de preconceito tinha lá”, denuncia Antonio.
Alguém no grupo se apresenta: "Neonazistas do Porto", com um emoji apaixonado. Outra pessoa responde: "antipetistas".
“Por eu ser preto, ao ler mensagens assim, eu me sinto atingido diretamente. Quando eles fazem menções ao nazismo, isso também ataca a minha raça, porque o que aconteceu no nazismo foi um ataque não só judeus, mas a diversos grupos sociais, tanto negros quanto mulheres”, relata o estudante.
No mesmo dia em que Antônio falou com a direção, os colegas organizaram um ato dentro da escola xingando o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
O comportamento dos colegas fez Antônio protestar no refeitório da escola.
“Só do fato de eu ser um dos poucos negros em uma escola repleta de brancos, eu precisava criar essa consciência para poder viver nesse ambiente. Um negro no meio de muitos brancos, um negro com dinheiro”, afirma.
O caso foi revelado pelo site “Ponte jornalismo”. Na sexta-feira passada (4), o colégio Visconde de Porto Seguro expulsou oito alunos responsáveis pela criação do grupo. O colégio afirma combater todas as intolerâncias e que o protesto contra Lula foi dissipado em três minutos. O advogado que representa os estudantes expulsos contesta a decisão da escola.
"Eu aceito as desculpas. Eu não sinto ódio nem raiva de ninguém. Eu luto pela justiça, não estou lutando pelo ódio. Eu luto pelo amor", diz
Veja a reportagem na íntegra no vídeo acima.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/06/ataques-de-odio-em-escolas-estudante-negro-de-colegio-tradicional-de-sp-denuncia-postagens-racistas-luto-pela-justica-luto-pelo-amor-diz.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.