12/11/2022 às 23h24min - Atualizada em 13/11/2022 às 00h00min

Escritora Djamila Ribeiro reúne leitores de todas as idades em palestra sobre ancestralidade na Bienal do Livro Bahia

Na plateia, grandes nomes da cena literária, como Ailton Krenak e Itamar Vieira Júnior, acompanharam o bate-papo, na noite deste sábado (12), em Salvador.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/11/12/escritora-djamila-ribeiro-reune-leitores-de-todas-as-idades-em-palestra-sobre-ancestralidade-na-bienal-do-livro-bahia.ghtml

Na plateia, grandes nomes da cena literária, como Ailton Krenak e Itamar Vieira Júnior, acompanharam o bate-papo, na noite deste sábado (12), em Salvador. Djamila Ribeiro participa da Bienal do Livro Bahia
A premiada escritora e filósofa Djamila Ribeiro reuniu leitores de todas as idades durante palestra sobre feminismo negro, racismo e ancestralidade na Bienal do Livro Bahia, em Salvador, na noite deste sábado (12).
Antes da palestra, Djamila conversou com o g1 e falou sobre o processo de escrita de "Cartas para minha avó", primeiro livro de memórias lançado pela autora. Na obra, ela relembra momentos de sua infância e adolescência, contados através de cartas dedicadas à matriarca. "Foi um livro muito difícil de escrever, porque, de fato, eu elaborei muitas dores ali", contou.
Apesar da dificuldade, a autora disse que o processo foi "libertador" e comemorou o retorno do público após a leitura. "Nossas memórias não são só nossas, mas também são coletivas, e eu fiquei muito feliz com o resultado que o livro trouxe", afirmou.
Leitores acompanham palestra de Djamila Ribeiro na Bienal do Livro Bahia, em Salvador
Natally Acioli/g1
No bate-papo, Djamila destacou também a importância das mulheres que a originaram e são seus maiores exemplos de força e luta contra o racismo: a mãe e a sua avó. “Meu pai me ensinou a estudar, mas foi minha mãe que me ensinou a andar de espinha ereta”. O pai, ela ressaltou, desempenhou um papel importante na formação profissional dela: incentivava a leitura e a presenteava com livros.
A autora relatou que a vida ganhou um novo significado quando ela foi trabalhar na Casa de Cultura da Mulher Negra, Organização Não Governamental em Santos (SP), cidade onde nasceu. Ali, ela teve acesso às obras de diversas escritoras negras. "Descobrir a literatura de mulheres negras me salvou".
Ailton Krenak e Itamar Vieira Júnior acompanham palestra de Djamila Ribeiro, na Bienal do Livro Bahia, em Salvador
Natally Acioli/g1
Neste sábado, a escritora lotou o espaço "Café Literário", onde ocorreu o bate-papo. Na plateia, foi possível ver grandes nomes da cena literária como Ailton Krenak, que participou de um bate-papo na tarde deste sábado, e Itamar Vieira Júnior, que estava em uma mesa de debate do evento na última quinta-feira (10).
Mais de 20 mil pessoas foram ao Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio, neste sábado (12), para prestigiar a Bienal do Livro Bahia e marcou o recorde de público de todas as edições do evento realizadas no estado, de acordo com a organização.
Fila para entrada na Bienal do Libro Bahia, neste sábado
Eder Luís Santana/g1
Bienal do Livro Bahia
Além de Djamila, o apresentador Manoel Soares, a escritora Paula Pimenta e a atriz Tainá Müller, junto com o escritor Raphael Montes, participaram da programação deste sábado da Bienal do Livro Bahia, evento que começou na quinta-feira (10) e segue até a próxima terça-feira (15), no Centro de Convenções, em Salvador.
LEIA TAMBÉM:
Ivete Sangalo participa da Bienal do Livro Bahia, em Salvador, e fala sobre maternidade
Na Bienal do Livro, Itamar Vieira Júnior pede salva de palmas em homenagem à Gal Costa: 'cantou a Bahia como ninguém'
Jornalista Edney Silvestre fala de produção literária e critica atual gestão federal
Público na Bienal do Livro Bahia, neste sábado
Natally Acioli/g1
O evento retornou à capital baiana após ter sido adiado em 2020 por causa da pandemia da Covid-19. Idealizado pela GL Events, mesmo grupo que realiza a Bienal Internacional do Livro Rio, a programação foi repaginada e reúne as principais editoras do mercado, autores e formadores de opinião em uma programação cultural voltada para toda a família.
A grade é focada também no universo dos jovens e conta com a participação de nomes da cultura pop, para debater temas atuais e que conectam a geração de novos agentes de transformação. A organização espera receber cerca de 100 mil pessoas durante os seis dias.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ?

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/11/12/escritora-djamila-ribeiro-reune-leitores-de-todas-as-idades-em-palestra-sobre-ancestralidade-na-bienal-do-livro-bahia.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.