Uma das maiores barreiras à entrada da criptomoeda é, sem dúvida, compreendê-la.
A tecnologia Blockchain é difícil de entender. Ele existe apenas desde 2009, então às vezes também pode ser difícil encontrar bons recursos sobre onde aprender sobre ele. Não apenas isso, mas os repetidos colapsos – a implosão do FTX sendo o mais recente – afasta as pessoas de olhar para ele.
A educação é primordial. Esta é a maior coisa que notei quando visitei El Salvador neste verão, onde o Bitcoin é uma moeda legal. Tantas pessoas com quem conversei tiveram dificuldade em entendê-lo verdadeiramente.
Foi-me dito por um caixa do Wallmart que eu não poderia pagar com Bitcoin porque não tinha a carteira Chivo, de propriedade do governo. Isso é obviamente falso, pois a Lightning Network do Bitcoin não discrimina – você só precisa de um código QR e o Bitcoin irá. É uma rede descentralizada e não existe isso de certas carteiras não conseguirem enviar para outras carteiras.
Um barman também disse que tentou aprender sobre isso, mas desistiu depois de uma semana porque “não tinha um cérebro de computador”.
Fora de El Salvador não é diferente. Escrevi recentemente sobre como 48% dos britânicos não sabem quase nada sobre criptomoedas. Isto é o mesmo para países de todo o mundo. Mas já que acabei de me mudar para Londres, vamos nos aprofundar nos britânicos por enquanto.
Olhando para um estudo da VoucherCodes.co.uk, eles apresentaram os dados abaixo como alguns dos maiores equívocos no Reino Unido, para os quais montei um gráfico:
Acho que o gráfico diz tudo.
Enquanto os dois primeiros são extremamente compreensíveis, os outros mostram que ainda há uma grande parte da população britânica que simplesmente não entende de criptografia. Isso está perfeitamente bem. Na verdade, é uma coisa boa – mostra o quanto a indústria pode crescer ainda mais.
Mas o primeiro passo para a adoção é a educação. Na verdade, acho que foi isso que eles erraram em El Salvador. Anunciar o Bitcoin como moeda legal espontaneamente – de uma conferência Bitcoin em Miami – sem aviso prévio ou discussão com as pessoas não é o caminho a seguir.
O Reino Unido, é claro, não anunciará o Bitcoin como moeda legal tão cedo (embora com a forma como a libra está indo recentemente, não descarte nada!).
Mas as barreiras ainda estão aqui. E para os 2%: não, Elon Musk não inventou a criptomoeda. A menos que pensem que ele é Satoshi Nakamoto? Acho que isso não pode ser descartado.
Fontes
The post 4% dos britânicos acham que a criptomoeda é uma moda que a Geração Z adora appeared first on Guia do Bitcoin.
Its a great articlle.Thats very useful information for us.thank you