27/11/2022 às 23h19min - Atualizada em 28/11/2022 às 00h00min

Erasmo Carlos enfileirou sucessos e deixou forte legado no rock nacional

Incitar, enfrentar e amar foram alguns dos princípios que Erasmo colocou na mala quando começou a longa viagem do rock brasileiro. Da Jovem Guarda à Tropicália, o Tremendão abriu espaço para grandes artistas brasileiros.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/27/erasmo-carlos-enfileirou-sucessos-e-deixou-forte-legado-no-rock-nacional.ghtml
Incitar, enfrentar e amar foram alguns dos princípios que Erasmo colocou na mala quando começou a longa viagem do rock brasileiro. Da Jovem Guarda à Tropicália, o Tremendão abriu espaço para grandes artistas brasileiros. Legado do Tremendão para a música brasileira vai além da Jovem Guarda e da dupla com Roberto Carlos
Erasmo Carlos enfileirou sucessos populares enquanto se embrenhava por samba rock, black music e por temas como feminismo. O Tremendão, que morreu na terça-feira (22), aos 81 anos, fez parte da vida do brasileiro de um jeito simples e carinhoso.
Incitar, enfrentar e amar foram alguns dos princípios que Erasmo colocou na mala quando começou a longa viagem do rock brasileiro.
Nos anos 1950, Erasmo aprendeu, ainda adolescente, a tocar acordes simples no violão com o amigo Tim Maia para entrar no rock com outro camarada: Roberto Carlos.
Ele começou cobrindo, em português, melodias que vinham dos EUA, de Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Chuck Berry. Mas seu primeiro disco "A pescaria", de 1963, já tinha melodias próprias – uma delas é "Minha Fama de Mau".
VEJA AINDA
'Perdi a capacidade de me lembrar de como era a vida sem você', posta mulher
Vascaíno apaixonado, Erasmo tentou ser jogador de futebol
VÍDEOS: relembre momentos da vida e da carreira
SUCESSOS: ouça canções do Tremendão
GLOBOPLAY: Assista ao filme 'Minha Fama de Mau'
“Não teria um pop rock brasileiro da década de 1980 se não tivesse tido isso [músicas de Erasmo]. Então, o que é que o Erasmo fez? Primeiro, abriu a porta para todos nós”, diz Lulu Santos.
Ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa, Erasmo apresentou na televisão o programa "Jovem Guarda". Um fenômeno que, de tão popular, acabou sintetizando e nomeando todo um movimento cultural, conhecido também como Iê Iê Iê.
No fim dos anos 1960, surgiu a Tropicália – ainda mais rebelde, com cabelos ainda mais compridos, roupas ainda mais ousadas. Com isso, a Jovem Guarda foi perdendo força até que o programa de TV foi encerrado em 1968. Um obstáculo na estrada que Erasmo superou com um álbum que expandia os limites da sua obra: "Erasmo Carlos e os Tremendões".
Sempre a frente de seu tempo, o último álbum de Erasmo levou os fãs para o começo da viagem: "O Futuro Pertence à Jovem Guarda".
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/27/erasmo-carlos-enfileirou-sucessos-e-deixou-forte-legado-no-rock-nacional.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.