06/12/2022 às 23h10min - Atualizada em 07/12/2022 às 00h00min

Serviço de PrEP de Risco à Infecção pelo HIV tem novo protocolo em UBSs de Manaus

Protocolo atualizado pelo Ministério da Saúde trata sobre a ampliação do público atendido, exames de rotina, dose de ataque, entre outros pontos.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/12/06/servico-de-prep-de-risco-a-infeccao-pelo-hiv-tem-novo-protocolo-em-ubss-de-manaus.ghtml

Protocolo atualizado pelo Ministério da Saúde trata sobre a ampliação do público atendido, exames de rotina, dose de ataque, entre outros pontos. Serviço de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV é ofertado em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus.
Divulgação/Semsa
Um novo protocolo está sendo adotado para o serviço de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV, ofertado em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o protocolo atualizado pelo Ministério da Saúde trata sobre a ampliação do público atendido, exames de rotina, dose de ataque, entre outros pontos.
A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Cláudia Rolim, explicou que a PrEP passa a ser indicada para adolescentes a partir de 15 anos de idade, que tenham risco aumentado de infecção pelo HIV.
O serviço consiste na tomada diária de uma medicação ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) capaz de impedir que o vírus, causador da Aids, infecte o organismo.
“A PrEP é uma estratégia que reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV e, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o público-alvo são pessoas que vivem em situação de maior exposição ao vírus, como gays, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes”, conta.
Além da ampliação da faixa etária, o novo protocolo também recomenda que o usuário tome dois comprimidos do medicamento no primeiro dia de uso, método chamado de “dose de ataque”, seguindo com um comprimido diário a partir de então.
Ainda conforme Rolim, os exames de rotina foram simplificados e tiveram a frequência reduzida para até 12 meses.
"O usuário poderá buscar a unidade antes se houver necessidade de realizar exame para esclarecimento de casos suspeitos de estarem em janela imunológica, período entre a infecção e a identificação de anticorpos, dando agilidade ao processo diagnóstico”, informou.
Até outubro deste ano, as quatro unidades de referência da Semsa atendiam 947 pessoas com o serviço.
Confira os endereços:
Clínica da família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (Zona Norte);
Clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle, na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, s/nº, no Jorge Teixeira 3 (Zona Leste);
Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro, localizada na rua Pico das Águas, nº 527, Nossa Senhora das Graças (Zona Sul);
Clínica de saúde da família Raimundo Franco de Sá, na rua Virgílio Ferreira, nº 112, Nova Esperança (Zona Oeste).
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/12/06/servico-de-prep-de-risco-a-infeccao-pelo-hiv-tem-novo-protocolo-em-ubss-de-manaus.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.