23/12/2022 às 22h54min - Atualizada em 24/12/2022 às 00h00min
Pedreiro constrói casas de graça para famílias carentes em Cuiabá
Tijolo por tijolo, o pedreiro Erivaldo da Rocha Passos está construindo sonhos. Em sete anos, já foram oito casas feitas pelas mãos da solidariedade.
G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/12/23/pedreiro-constroi-casas-de-graca-para-familias-carentes-em-cuiaba.ghtml
Tijolo por tijolo, o pedreiro Erivaldo da Rocha Passos está construindo sonhos. Em sete anos, já foram oito casas feitas pelas mãos da solidariedade. Pedreiro constrói de graça casas para necessitados
O Natal de uma família em Cuiabá ganhou presente de um pedreiro
Saiba a diferença entre peru, chester e tender e qual é a melhor opção na ceia de Natal
Como era o 'Natal' antes do nascimento de Jesus
12 inusitadas tradições de Natal pelo mundo
Tijolo por tijolo, Erivaldo da Rocha Passos está construindo sonhos. Em sete anos, já foram oito casas feitas pelas mãos da solidariedade.
Todas as casas têm cerca de 30 metros quadrados. Elas foram construídas em uma das comunidades mais populosas e carentes de Cuiabá. Há seis meses, Cláudia e os sete filhos trocaram o espaço improvisado pela casa de alvenaria para morar.
“Ou a gente constrói ou a gente come. Não tem como ele construir com tanta criança para sustentar”, diz a dona de casa Cláudia Ohana Moraes de Nascimento.
É distribuindo cestas básicas que ele chega até quem precisa de moradia.
“Eu chego perguntando delas, as condições delas, como é que ela chegou a esse ponto, porque ela está naquela situação. Aí eu busco esses meios para poder melhorar a situação do conforto”, conta Erivaldo.
Neste fim de ano, Erivaldo se sentiu desafiado. Em setembro, a família de Edineide teve a casa levada pela enxurrada.
No momento da chuva, Davi Ribeiro de Souza, de dez anos, estava no interior do imóvel com a avó, que tem Alzheimer.
"Daí eu pensei em puxar ela para fora porque a água estava ‘triscando’ assim na tomada. Quando a gente saiu, a viga caiu em cima da cama”, conta
Erivaldo abriu mão de um mês de trabalho para se dedicar à obra. O dinheiro veio de um amigo, o escritor Júlio Maria de Freitas, que doou o valor arrecadado com a venda de um livro que ele escreveu.
"Se a gente vender livro suficiente para dar para vocês uma casa coberta, fechada, com janela e sem acabamento, vai ser essa”, diz.
E deu certo. A entrega do novo lar foi feita esta semana: um presente de Natal que tem 40 metros quadrados e uniu ainda mais a família.
"É um presente que Deus me deu nesse Natal, essa casa aqui que Deus me deu”, afirma o aposentado Antônio Ribeiro de Souza.
“Você ter um lar, você ter um conforto próprio, isso é um sinônimo de dignidade, você estar dentro do que é seu, dentro do seu conforto”, diz Erivaldo.
Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/12/23/pedreiro-constroi-casas-de-graca-para-familias-carentes-em-cuiaba.ghtml