23/12/2022 às 22h37min - Atualizada em 24/12/2022 às 00h00min

Período chuvoso desta época do ano aumenta risco de deslizamentos

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais monitora mais de mil cidades do país identificadas como de maior risco e se reúne diariamente com a Defesa Civil Nacional.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/12/23/periodo-chuvoso-desta-epoca-do-ano-aumenta-risco-de-deslizamentos.ghtml
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais monitora mais de mil cidades do país identificadas como de maior risco e se reúne diariamente com a Defesa Civil Nacional. Aumenta risco de deslizamentos de terra nesta época do ano
O período chuvoso desta época do ano aumenta o risco de deslizamentos pelo país.
Alívio para reservatórios, para a agricultura, para o calor, mas dependendo da força, as chuvas deixam de ser salvação para virar preocupação. Uma das consequências, entre as mais violentas, está o deslizamento de terra.

Deslizamento é um dos principais movimentos de massa, como chamam os especialistas. Basicamente, o acúmulo de água da chuva faz com que uma camada de terra deslize sobre a outra, mas o corte nos morros pode piorar a situação. Uma obra, por menor que seja, pode tirar a estabilidade de uma encosta, e com a infiltração o risco de deslizamento aumenta muito. Se este mesmo morro tivesse toda a vegetação preservada, ela impede que a chuva bata com força diretamente no solo e as raízes são capazes de diminuir o risco de tudo vir abaixo.
Após longa estiagem, moradores e empresas do Paraná mudam hábitos para economizar água
Sobe para 200 milhões o número de pessoas em alerta nos EUA por causa de tempestade de inverno
Chuva provoca estragos em estradas no sul da Bahia
De cada dez alertas emitidos pelo Cemaden, cinco são de deslizamentos. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais monitora mais de mil cidades do país identificadas como de maior risco e se reúne diariamente com a Defesa Civil Nacional.

“A gente precisa primeiro conhecer a chuva que está acontecendo naquele momento, a chuva que aconteceu anteriormente àquele momento da minha análise e a chuva que está por vir”, explica Pedro Ivo Camarinha, pesquisador do Cemaden.

Entre as dez cidades que mais recebem alertas no país, só a líder, Manaus, e a décima, São Paulo, não estão no litoral, e quatro são do Rio de Janeiro, entre elas Petrópolis, que sofreu mais de 170 deslizamentos no início deste ano e 234 pessoas morreram. Pelo menos 80 casas foram destruídas.

“Dependendo da situação, realmente não necessárias obras, obras geotécnicas, obras de contenção. E em alguns outros casos somente a vegetação, o replantio, o ordenamento das águas com práticas mais simplificadas podem ser de grande eficiência”, diz Aluisio Granato de Andrade, pesquisador da Embrapa Solos.

Se preparar para novos deslizamentos virou uma questão de sobrevivência porque, no que depender do clima, que já está mudando, eles serão cada mais devastadores.
“Essas chuvas mais severas tendem a acontecer mais frequentemente, o que podem, junto com essas outras características de território, de suscetibilidade, favorecer para mais deslizamentos e, quem sabe, mais desastres, infelizmente”, ressalta Pedro Ivo.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/12/23/periodo-chuvoso-desta-epoca-do-ano-aumenta-risco-de-deslizamentos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.