10/01/2023 às 22h36min - Atualizada em 11/01/2023 às 00h00min

Saúde de Araguaína divulga orientação sobre realização de exames da Covid-19 na cidade

Pasta informou que desde o início da pandemia tem sido uma dúvida comum na população o momento adequado para procurar as unidades básicas de saúde. Testes são ofertados em 18 unidades de saúde.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2023/01/10/saude-de-araguaina-divulga-orientacao-sobre-realizacao-de-exames-da-covid-19-na-cidade.ghtml

Pasta informou que desde o início da pandemia tem sido uma dúvida comum na população o momento adequado para procurar as unidades básicas de saúde. Testes são ofertados em 18 unidades de saúde. Teste de Covid em Araguaína
Marcos Neto/Ascom
A Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína, no norte do Tocantins, publicou nesta terça-feira (10) uma orientação para os moradores sobre a realização dos testes para Covid-19. A pasta informou que desde o início da pandemia tem sido uma dúvida comum na população o momento adequado para procurar as unidades básicas de saúde.

A diretora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVs) explicou que o momento mais adequado para procurar atendimento médico é entre o terceiro e o sétimo dia dos sintomas.
"É nessa fase que a carga viral é maior. Antes desses dias, o resultado pode apontar um falso negativo, conforme vem registrando o Ministério da Saúde".
Os testes para doença são disponibilizados em 18 unidades de saúde da cidade. Além dos exames clínicos dos pacientes com sintomas da doença, as UBSs possuem testes do padrão RT-PCR, mais conhecido como SWAB nasal, que tem maior de precisão para detectar o coronavírus.
Entre os sinais de alerta estão: tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, nos olhos, falta de ar, cansaço ou outros sintomas gripais. No caso de sintomas graves, como desconforto respiratório ou a pressão constante no tórax, a recomendação é procurar a UPA no Setor Araguaína Sul.
As crianças de até 11 anos devem ser levadas para o Pronto Atendimento Infantil (PAI).
O boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (9) pelo município registrou 32 novos casos da doença, sendo quatro ativos. Com esses números, a cidade chega a 49.302 casos confirmados, 48.680 curados e 618 óbitos.
A melhor forma de se proteger da doença é a vacinação. Além disso, outros cuidados são importantes como o uso de máscaras em locais de aglomeração, higienização das mãos com álcool 70% ou com água e sabão.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2023/01/10/saude-de-araguaina-divulga-orientacao-sobre-realizacao-de-exames-da-covid-19-na-cidade.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.