11/01/2023 às 17h07min - Atualizada em 12/01/2023 às 00h01min

Calmaria antes da tempestade nos mercados criptográficos

A atividade na cadeia diminuiu de níveis extremos e a ação do preço se mantém estável nos mercados de criptografia, mas a volatilidade retornará em breve

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/calmaria-antes-da-tempestade-nos-mercados-criptograficos/

Principais conclusões

  • A volatilidade cripto diminuiu e a atividade extrema na cadeia diminuiu em um período de relativa calma
  • Vários desenvolvimentos relacionados a Genesis, Gemini e DCG ainda estão em andamento, no entanto
  • A volatilidade também pode aumentar quando os dados da inflação nos EUA forem revelados nesta semana
  • O período é uma reminiscência do ambiente de baixo drama pré-FTX em outubro

Depois de uma tumultuada montanha-russa após o chocante desaparecimento da FTX, um período de notável serenidade desceu sobre os mercados de criptomoedas.

Com 2022 sendo um banho de sangue completo e absoluto, quase parece suspeito que haja algumas semanas de baixo drama no espaço do mercado digital.

Mas as métricas mostram que as últimas semanas foram as mais calmas dos últimos dois anos. Dado o medo de contágio decorrente do colapso da FTX, isso é bom.

Medo ainda elevado nos círculos criptográficos

Dito isto, há muito com o que se preocupar agora. Como afirmou o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, ontem, quando anunciou que a Coinbase estava cortando 20% adicionais de sua força de trabalho, provavelmente há “mais água para rolar” e “ainda há muito medo do mercado” por aí.

O credor cripto Genesis demitiu na semana passada 30% de sua força de trabalho e está considerando a falência. A exchange cripto Gemini, fundada pelos gêmeos Winklevoss, tem US$ 900 milhões em ativos de clientes presos no limbo com a Genesis, seu único parceiro de empréstimo para seu produto Earn.

Os gêmeos exigiram que Barry Silbert, CEOP do Digital Currency Group (DCG), dono da Genesis, renunciasse, acusando-o de fraudar os clientes da Gemini Earn.

DCG reagiu, acusando-o de “outro golpe publicitário desesperado e não construtivo de Cameron Winklevoss para desviar a culpa”. Também afirmou que estava “preservando todos os recursos legais em resposta a esses ataques maliciosos, falsos e difamatórios”.

A DCG também é a controladora do Grayscale Bitcoin Trust, que teve um grande desconto em seu valor líquido de ativos, chegando a 50% após o colapso da FTX, pois os investidores questionaram se as reservas eram seguras (escrevi sobre o GBTC ontem).

Os mercados permanecem firmes por enquanto

No momento, enquanto todos esses episódios se desenrolam, os mercados permanecem firmes. A ação foi relativamente silenciosa e, de fato, houve um retorno tangível aos níveis normais de muitas atividades na cadeia que foram malucas nos últimos períodos.

O print abaixo mostra o volume líquido de transferência dentro e fora das exchanges. Desde o início do ano, a ação foi morna, tendo atingido níveis extremos em novembro e dezembro, quando a FTX entrou em colapso e depois quando surgiram as perguntas sobre a saúde da Binance.

Essa noção de que a atividade voltou ao normal é reforçada ao observar a volatilidade do Bitcoin. A maior criptomoeda do mundo está sendo negociada de lado há algum tempo, e a medida de volatilidade de 30 dias da Pearson mostra como houve uma queda perceptível de volta aos níveis pré-FTX em dezembro.

Clima macro parece mais otimista

Não foi apenas uma pausa nos círculos criptográficos. O ambiente macro mais amplo parece pelo menos um pouco mais otimista hoje do que no mês passado. A inflação ainda está galopante, mas houve duas leituras consecutivas abaixo da expectativa e há esperança renovada de que possa ter atingido o pico.

A rodada mais recente de aumentos nas taxas de juros elevou as taxas em 50 bps, contra 75 bps nos dois meses anteriores, e enquanto o presidente do Fed, Jerome Powell, e outros chefes do banco central afirmaram que as taxas continuarão subindo até que a inflação seja vencida, o mercado subiu cautelosamente depois que a inflação europeia chegou a 9,2%, em comparação com 10,1% no mês passado.

A seguir, a leitura do IPC dos EUA na quinta-feira, que será – como sempre – um dia de vital importância nos mercados. Espere volatilidade nos mercados criptográficos à medida que as moedas olham para o número e tentam avaliar o que Jerome Powell pode fazer em relação à política de taxas de juros.

Afinal, sabemos agora que a criptografia está segurando a mão do mercado de ações – exceto quando, você sabe, executivos de alto nível são revelados como fraudulentos (FTX) ou uma das 10 principais moedas deixam de existir (LUNA).

Nunca houve um momento de tédio por muito tempo na criptografia

No final de outubro, o Bitcoin estava aparentemente travado em torno de US$ 20.000. Com os traders ficando impacientes, alertei como a criptografia poderia estar a um evento de um terrível pavio descendente. 

Três semanas depois, a FTX entrou em colapso. Nunca imaginei que isso aconteceria, e o momento foi uma coincidência, mas a premissa do artigo me lembra como me sinto agora. É incrível como a memória é curta nos mercados, mas já estivemos aqui antes.

A criptografia não ficará em silêncio por muito tempo, e a classe de ativos ainda está longe de estar fora de perigo. Os acontecimentos acima mencionados em torno de DCG, GBTC, Genesis e Gemini são apenas algumas das milhões de coisas que podem mudar para o sul a qualquer momento.

Há também a história sobre o chefe da Binance, Changpeng Zhao, estar sob investigação por crimes de lavagem de dinheiro pela SEC, há a Coinbase demitindo 20% de sua força de trabalho após uma redução de 905 no preço de suas ações, e Deus sabe lá o que sairá dos testemunhos do processo judicial de Sam Bankman-Fried.

E há o macro, onde tudo pode acontecer com a inflação, a guerra russa na Ucrânia ou uma miríade de outras variáveis. Tem sido um par de semanas tranquilas, mas não se preocupe – a loucura vai voltar em breve.

The post Calmaria antes da tempestade nos mercados criptográficos appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/calmaria-antes-da-tempestade-nos-mercados-criptograficos/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.