23/01/2023 às 16h55min - Atualizada em 24/01/2023 às 00h01min

A narrativa de “hedge” do Bitcoin caiu por terra, enquanto a ação especulativa dos preços continua

Um mergulho na correlação da criptomoeda com os ativos de risco e por que isso atualmente é tudo menos um "hedge"

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/a-narrativa-de-hedge-do-bitcoin-caiu-por-terra-enquanto-a-acao-especulativa-dos-precos-continua/

Principais conclusões

  • A criptomoeda subiu no começo do ano com as expectativas de que as taxas de juros possam ser cortadas mais cedo do que o previsto
  • Isso contrasta com a visão de que a criptografia não está correlacionada, provando que é falsa
  • A avaliação da ação do preço da criptomoeda durante a pandemia e o subsequente ciclo de aumento de taxa mostra uma classe de ativos extremamente arriscada que se move em linha com outras classes de ativos especulativos

Nos últimos dois meses, os mercados ficaram verdes devido à suavização dos dados de inflação em todo o mundo. A criptomoeda não foi deixada de fora da lista de convidados, com os ativos digitais subindo para seu rali mais forte em 9 meses.

Se alguma vez houve alguma dúvida (e até agora, realmente não deveria haver), isso prova de uma vez por todas que qualquer narrativa sobre cripto ser um ativo não correlacionado caiu por terra.

A corrida de touros da pandemia

Para recapitular rapidamente os últimos anos da criptolândia, a classe de ativos inicialmente se moveu violentamente para cima, à medida que os bancos centrais em todo o mundo buscavam uma política de taxas de juros ultrabaixas.

À medida que as economias estagnavam em um grande cisne negro com a pandemia de COVID-19, as nações enfrentaram uma perspectiva altamente incerta no primeiro trimestre de 2020. Com os bloqueios varrendo o mundo, os bancos centrais foram forçados a fazer o que podiam para estimular o fechamento da sociedade.

Surgiram pacotes de auxílios em uma escala sem precedentes.

Com todo esse estímulo e dinheiro barato sendo gerado, os ativos de risco enlouqueceram. O maior líder de todos foi a criptomoeda. Alguns argumentaram que os ativos estavam subindo como resultado da inflação inevitável que resultaria de toda essa política monetária expansionista, já que a criptografia era uma proteção contra o sistema fiduciário. Mas o argumento não se sustentou.

A transição para um novo paradigma de taxas de juro

O ano de 2022 realmente trouxe um aumento na inflação e, desta vez, os bancos centrais foram forçados a fazer o oposto – aumentar agressivamente as taxas enquanto o custo de vida disparava implacavelmente.

Isso refreou os ativos de risco, de acordo com o manual. A liquidez é sugada para fora do sistema, suprimindo a demanda. Os investidores agora têm veículos alternativos para depositar sua riqueza e obter um rendimento, com os títulos do Tesouro garantidos pelo governo agora oferecendo alternativas razoáveis, em oposição às taxas zero anteriormente (ou negativas em alguns países).

Mas a criptomoeda seguiu o resto dos ativos de risco do mundo. Não apenas isso, mas a escala do colapso no setor foi diferente de tudo que vimos em uma grande classe de ativos em muito tempo. O Bitcoin cortou mais de três quartos de seu valor de mercado e saiu favoravelmente em comparação com altcoins, muitas das quais foram dizimadas.

E agora, os últimos meses trouxeram leituras mais otimistas em relação à inflação. Os números ainda são assustadores, mas um pouco de positividade surgiu de que o pior pode ter passado. Claro, ainda há uma guerra em andamento na Europa e agora aumentou o medo de que uma recessão possa ser iminente (se já não estiver aqui), mas ei – vamos comemorar todas as vitórias que pudermos.

O mercado de ações subiu cautelosamente, à medida que o mercado se move para a expectativa de que as altas taxas de juros cessarão mais cedo do que o esperado anteriormente.

A única coisa é que a criptografia também subiu. Não apenas isso, mas imprimiu ganhos que tiram do fundo do poço as movimentações nos mercados de ações.

O que, você sabe, meio que sugere que isso pode não ser um hedge de inflação. À medida que a inflação volta a cair e aumenta a probabilidade de taxas mais baixas e outro período expansionista, as criptomoedas sobem. Vai saber.

Correlação vs mercado de ações continua alta

A prova está aí. É bastante claro, simplesmente olhando para o gráfico de preços do S&P 500 vs Bitcoin, que a correlação aqui é forte – com a principal variável à espreita sendo as taxas de juros.

Literalmente, a criptografia é o oposto de um ativo não correlacionado – ela se moveu em sincronia com o mercado de ações nos últimos anos.

Curiosamente, houve períodos de dissociação, no entanto. Infelizmente, eles surgiram em meio a falhas específicas da criptografia. Para mostrar isso, tracei a correlação Bitcoin/S&P 500 contra o preço do Bitcoin nos últimos dois anos.

A correlação tem sido alta, exceto por alguns períodos perceptíveis – todos ocorrendo quando o preço do Bitcoin despencou. O exemplo mais recente foi novembro de 2022, quando as criptomoedas oscilaram em meio à queda da FTX.

Realmente não há debate aqui. A criptografia é um ativo altamente correlacionado e de risco extremo. A única questão é se ele pode se livrar desse apelido a longo prazo. Mas qualquer pensamento que conteste que não é atualmente altamente especulativo está longe do alvo.

The post A narrativa de “hedge” do Bitcoin caiu por terra, enquanto a ação especulativa dos preços continua appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/a-narrativa-de-hedge-do-bitcoin-caiu-por-terra-enquanto-a-acao-especulativa-dos-precos-continua/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.