29/01/2023 às 23h37min - Atualizada em 30/01/2023 às 00h00min

Nos acordes e nos tambores: Olodum e BaianaSystem celebram a música negra da Bahia em show histórico no Festival de Verão

Grupos festejam o samba-reggae e sacodem festival em dia de duetos como Alcione e Luisa Sonza e Ludmilla e Glória Groove.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/ba/bahia/fvsalvador/noticia/2023/01/29/nos-acordes-e-nos-tambores-olodum-e-baianasystem-celebram-a-musica-negra-da-bahia-em-show-historico-no-festival-de-verao.ghtml

Grupos festejam o samba-reggae e sacodem festival em dia de duetos como Alcione e Luisa Sonza e Ludmilla e Glória Groove. 'OlodumBaiana': fusão entre as bandas faz o chão tremer no Festival de Verão Salvador
Olodum. BaianaSystem. Em comum o destino de revolucionar. É possível dizer que há uma música baiana antes e depois do Olodum. Apesar da carreira mais curta é possível a mesma afirmação sobre a BaianaSystem. Onde "o rataplans dos tambores gratificam", a baianidade nagô pede passagem para fazer história. Senhoras e senhores, bem vindos à OLODUMBAIANA.
Russo Passapusso com a potência do Olodum

Max Haack
Foi assim que BaianaSystem e Olodum uniram a genialidade, os tambores e os ritmos para presentear o público do Festival de Verão Salvador 2023 com um show histórico em celebração ao samba reggae, ritmo nascido nas ruas de Salvador sob a batuta do eterno mestre Neguinho do Samba.
Olodum canta 'Várias Queixas' no Festival de Verão Salvador
FOTOS: veja imagens do segundo dia do Festival de Verão Salvador
Veja página especial do g1 para o Festival de Verão Salvador
Lazinho, uma das vozes emblemáticas do Olodum
Max Haack
Durante uma hora, baianos e turistas assistiram uma apresentação recheada de clássicos do Olodum e hits mais novos da Baiana. Com vocais divididos entre Russo Passapusso, Lazinho e Lucas di Fiori, e as duas bandas no palco, o público assistiu uma celebração aos ritmos da Bahia e à baianidade nagô.
Ao som de 'Duas Cidades', Baiana System e Olodum puxam gritos de 'Mariele e Moa Vive'
O esperado dueto começou com uma apresentação em vídeo que destacava que o "Samba reggae é o futuro". Em seguida, Alegria de Geral, de Alberto Pita e Itamar Tropicália deu o tom do apresentação que já começou histórica.
Lazinho, uma das vozes emblemáticas do Olodum
Max Haack
Em "Capim Guiné", a Baiana ditou o ritmo acompanhada dos tambores do Olodum e ninguém ficou parado.
A sequência da parceria teve hits como "Olodum pra balançar", "Rosa" e a clássica "Avisa lá". O público acompanhou junto e cantou em coro "Duas cidades" e "Várias queixas", cantada mais cedo pelo grupo Gilsons em dueto com Xamã.
Russo Passapusso, um talento da Bahia no Festival de Verão
Max Haack
Como não poderia faltar a noite história ainda teve "Faraó" sacudindo o Parque de Exposições em um encontro histórico de duas grandiosas gerações da música baiana. A noite ainda tinha espaço para mais nomes e o rapper baiano Vandal subiu no palco para aumentar a mistura de ritmos.
De surpresa, Vandal participa do show de Baiana System e Olodum no FV23
A noite de celebração à cultura negra da Bahia terminou com as tradicionais rodas de dança no meio do público e a presença, no palco, do Saci, personagem do folclore brasileiro e que dá nome a uma das músicas da Baiana.
Olodum & Baiana: Festival de Verão é marcado este ano por encontros musicais
Max Haack
Baiana System subiu ao palco do FV23 ao lado do Olodum durante show no Festival de Verão Salvador
Max Haack/Ag Haack
Espetáculo visual no show do Olodum com Baiana no Festival de Verão Salvador
Max Haack
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do Festival de Verão Salvador ?

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/fvsalvador/noticia/2023/01/29/nos-acordes-e-nos-tambores-olodum-e-baianasystem-celebram-a-musica-negra-da-bahia-em-show-historico-no-festival-de-verao.ghtml

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.