05/02/2023 às 23h25min - Atualizada em 06/02/2023 às 00h00min

'Gloria, minha rainha': Pedro Bial homenageia Gloria Maria com crônica no palco do Fantástico

O jornalista Pedro Bial, que apresentou o Fantástico ao lado de Gloria Maria, fez um 'colar de joias vocabulares' com versos para dizer adeus à amiga.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/02/05/gloria-minha-rainha-pedro-bial-homenageia-gloria-maria-com-cronica-no-palco-do-fantastico.ghtml
O jornalista Pedro Bial, que apresentou o Fantástico ao lado de Gloria Maria, fez um 'colar de joias vocabulares' com versos para dizer adeus à amiga. 'Glória, minha rainha', Pedro Bial homenageia Gloria Maria com crônica no palco do Fantástico
Gloria, minha rainha, estou eu aqui, esperando você como sempre, agora só falta o boa noite...Só que dessa vez, sua peste, você não tá atrasada, dessa vez você foi embora antes da hora, logo você que não largava uma boa festa. Veja a crônica completa de Pedro Bial no vídeo acima.
Vou seguir, como se você inda estivesse a meu lado. Deveria estar, deve estar. Agora que você foi morar nas nuvens com outras deusas, (e elas que se cuidem...). Vou celebrar sua condição terrena, de musa, avatar de geral.
(Avatar é alguém que encarna o outro, abriga o desejo do outro. Gloria, você avatarizava a sede de liberdade do povo).
E, pra uma musa, tenho que me dirigir em versos. Mas quais? Hoje somos nós que não temos palavras, Gloria, nós que não queremos ter palavras de adeus.
Então, eu fiz assim: fiz um pequeno colar de joias vocabulares, para você usar rente ao pescoço em sua eternidade cósmica. Roubei uns versos daqui e dali, palavras que falam da vaidade das palavras, quer dizer, de quando as palavras não prestam mais para dizer nada, vaidosas, vãs, palavras em vão.
Joias como a de nosso mestre Armando Nogueira, que com Alice Maria, inventou você, viu em você o que ninguém tinha visto ainda. Saravá, Alice, na terra; saravá, Armando, no céu. Armando que abriu assim sua crônica, lembra? Quando o Brasil ganhou a Copa de 70: "E as palavras, eu que vivo delas, onde estão?"
Confissões preciosas como a do poeta que você soube encontrar na rua, em um dia de Natal de 40 anos atrás.
“Eu tenho esperança, mas acho o mundo muito errado, muito cheio de injustiça e de miséria. Então, o máximo que a gente pode desejar é que as coisas melhorem, né? Que haja uma tendência, pelo menos, para melhora. Acho que depende um pouco de nós. Nós começamos a desejar essa melhora, né?”, disse o poeta Carlos Drummond de Andrade em entrevista à Gloria Maria.
Carlos Drummond de Andrade, que reconheceu que...
"Lutar com palavras
É a luta mais vã.
Entanto lutamos
Mal rompe a manhã."
Versos de renúncia, como os do português Eugênio de Andrade, num poema que tem por título a palavra de quem não tem mais palavras:
"Adeus
Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
E o que nos ficou não chega
Para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio."
Silêncio! No palco do mundo, ecoam as palavras da atriz em cena, Denise Fraga na peça "Eu... De você":
"Escolhi silenciar. E o silêncio foi muito mais eloquente do que falar, porque foi um espaço não vazio, livre das palavras. As palavras que tanto nos enganam, nos isolam, nos iludem, as palavras que nos diluem."
E palavras de prece, Gloria, que nos reconstituem, como as do padre José Tolentino Mendonça, no livro que dei com a intenção de ajudar você na barra pesada da doença, da falta, da sede... A sede que nos ensina paciência:
"Elogio da sede", como nos versos de um “A oração da sede":
"Ensina-me, senhor, a rezar a minha sede
A pedir-te não que a arranques de mim ou a resolvas
(...)
Ensina-me a beber da própria sede de ti
Como quem se alimenta mesmo às escuras
Da frescura da nascente
(...)
Que a sede (...) me obrigue a preferir a estrada à estalagem
E o aberto da confiança ao programado do cálculo
Que esta sede se torne o mapa e a viagem
A palavra acesa e o gesto que prepara
A mesa onde partilhamos o dom
E quando der de beber aos teus filhos seja
Não porque tenha a posse da água
Mas porque partilho com eles o que é a sede"
Oremos, pois, oremos por: saúde, paz, ânimo para correr atrás, seguir correndo atrás da Gloria.
LEIA TAMBÉM:
Gloria Maria, jornalista e ícone da TV, morre no Rio
FOTOS: Relembre a carreira de Gloria Maria em imagens
FAMOSOS LAMENTAM: 'Sinônimo de competência', 'ícone', 'guerreira'
MEMES: Os momentos de Gloria na TV que marcaram a internet
DIAGNÓSTICO DE CÂNCER: Gloria Maria encarou tratamentos de saúde com otimismo; relembre frases
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/02/05/gloria-minha-rainha-pedro-bial-homenageia-gloria-maria-com-cronica-no-palco-do-fantastico.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.