30/03/2023 às 23h31min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h00min

Júri de skinheads no RS: terceiro dia tem conclusão dos depoimentos de testemunhas e interrogatório dos réus

Julgamento deve ser finalizado nesta sexta-feira (31). Trabalhos serão retomados às 8h30 com a etapa de debates entre acusação (Ministério Público) e as defesas dos réus.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/03/30/juri-de-skinheads-terceiro-dia-tem-conclusao-dos-depoimentos-de-testemunhas-e-interrogatorio-dos-acusados-de-espancar-judeus-no-rs.ghtml



Julgamento deve ser finalizado nesta sexta-feira (31). Trabalhos serão retomados às 8h30 com a etapa de debates entre acusação (Ministério Público) e as defesas dos réus. Júri de skinheads: 3º dia prevê interrogatório dos acusados de espancar judeus no RS
O julgamento de três acusados de integrar um grupo de skinheads, de ideologia neonazista, que atacou um grupo de judeus em 2005 no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, entrou no terceiro dia. Nesta quinta-feira (30), foi concluída a etapa de depoimentos das testemunhas e o interrogatório dos reús.
Saiba como foi o 1º dia
Saiba como foi o 2º dia
'Uma surra, um massacre covarde', diz testemunha
Valmir Dias da Silva Machado Júnior, Israel Andriotti da Silva e Leandro Maurício Patino Braun são acusados de tentativa de homicídio qualificado (motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa dos ofendidos).
O primeiro réu a ser interrogado foi Valmir Dias da Silva Machado Júnior. Ele afirma que não participou da agressão aos grupo de judeus e que no momento do crime estava trabalhando como segurança em um bar no Centro da capital.
''Eu sou inocente. Eu estava trabalhando. Esses reconhecimentos de 2005 são todos influenciáveis, devido ao processo de 2003'', afirmou Valmir. No ano em questão, o réu respondeu a um processo por envolvimento em uma briga com um grupo de punks.
Terceiro dia do júri de três réus do ataque contra judeus ocorrido em 2005
Juliano Verardi/TJRS
O réu Israel Andriotti da Silva declarou que no dia do ataque aos jovens estava participando de uma comemoração familiar em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O homem confirmou que andou com skinheads, mas teria se afastado "depois de 2002, 2003".
''Eu não cometi este crime. Eu não tentei matar ninguém, estava com a minha família, procurando um caminho melhor pra mim, procurando me encontrar'', relatou o acusado.
Terceiro dia do júri de três réus do ataque contra judeus ocorrido em 2005
Juliano Verardi/TJRS
Leandro Maurício Patino Braun não compareceu ao julgamento e também não foi interrogado. O g1 não conseguiu contato com o advogado Rodrigo Noble, que faz a defesa do réu, até a última atualização desta reportagem.
Conforme o Tribunal de Justiça (TJ-RS), o julgamento será retomado na sexta-feira (31), às 8h30, com a etapa de debates entre acusação (Ministério Público) e as defesas dos réus. A sessão é presidida pela juíza Lourdes Helena Pacheco da Silva, titular do 2º Juizado da 2ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre.
Ao todo, nove pessoas foram acusadas do crime. O processo sofreu uma cisão, e em setembro de 2018 três homens foram condenados. Já em março de 2019, outros três foram condenados.
Terceiro dia do júri de três réus do ataque contra judeus ocorrido em 2005
Juliano Verardi/TJRS
O caso
Segundo o MP, na madrugada do dia 8 de maio de 2005, Rodrigo Fontella Matheus, Edson Nieves Santanna Júnior e Alan Floyd Gipsztejn caminhavam pela esquina das ruas Lima e Silva e República, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, quando foram atacados por skinheads, grupo de ideologia neonazista.
As vítimas usavam quipás (pequeno chapéu em forma de circunferência, usado pelos judeus). O grupo de agressores estava dentro de um bar quando avistaram os rapazes em frente ao estabelecimento. Rodrigo Fontella Matheus foi golpeado com uma faca, socos e pontapés.
Edson Nieves Santanna Júnior e Alan Floyd Gipsztejn também foram atacados pelo grupo, mas conseguiram fugir e buscar abrigo para se proteger.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/03/30/juri-de-skinheads-terceiro-dia-tem-conclusao-dos-depoimentos-de-testemunhas-e-interrogatorio-dos-acusados-de-espancar-judeus-no-rs.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.