23/04/2023 às 23h34min - Atualizada em 24/04/2023 às 00h00min

STF aprova extradição de homem que matou namorada em 1994 na Colômbia após pai da vítima o encontrar em BH: 'Me propus a buscá-lo'

Em 2020, um pedido de extradição do governo colombiano foi negado pelo STF. Houve um empate entre os ministros, resultado que favorece o réu.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/04/23/stf-aprova-extradicao-de-homem-que-matou-namorada-em-1994-na-colombia-apos-pai-da-vitima-o-encontrar-em-bh-me-propus-a-busca-lo.ghtml


Em 2020, um pedido de extradição do governo colombiano foi negado pelo STF. Houve um empate entre os ministros, resultado que favorece o réu. STF aprova extradição de homem que matou namorada em 1994 na Colômbia após pai da vítima o encontrar em BH
Um pai em busca de justiça celebrou uma vitória esta semana. O Supremo Tribunal Federal reverteu uma decisão de 2020 e autorizou a extradição de Jaime Henrique Saade Corman, assassino de Nancy Mestre, estuprada e morta aos 18 anos, em 1994, na Colômbia.
O criminoso fugiu para o Brasil e assumiu uma nova identidade. Foi o pai da vítima, Martín Mestre, quem investigou e descobriu o paradeiro do criminoso. No entanto, a luta de quase 30 anos ainda não terminou.
Nancy tinha 18 anos quando conheceu Jaime, 13 anos mais velho, e namoraram por pouco tempo. O crime foi na noite de réveillon. A jovem passou a virada do ano em casa com os pais e o irmão. Depois, saiu para encontrar o namorado e não voltou. No dia seguinte, Martín soube que a filha estava internada numa clínica com um ferimento de bala na cabeça. Ela morreu oito dias depois e Jaime desapareceu.
O caso ganhou destaque na imprensa do país e, mesmo foragido, em 1996, Jaime foi condenado pela justiça colombiana a 27 anos de prisão por homicídio e estupro.
A partir daí, encontrar Jaime virou a missão de vida de Martín.
“Eu me propus a buscá-lo, de qualquer forma, de qualquer maneira, porque eu sabia que não teria muito respaldo das autoridades, então fui buscar uma forma de manter o interesse no caso”, diz o pai da vítima.
Ele contratou detetives, fez cursos de investigação e criou perfis falsos em redes sociais para se aproximar de parentes de Jaime Saade. Em uma das conversas, ele descobriu que Jaime tinha um parente que vivia no Brasil. A partir daí, redirecionou a investigação e localizou o criminoso em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Em 2020, um pedido de extradição do governo colombiano foi negado pelo STF. Houve um empate entre os ministros, resultado favorável ao réu.
O pai de Nancy recorreu e, de forma inédita, o caso foi julgado de novo esta semana pelo tribunal. Desta vez, com decisão favorável para a extradição. No entanto, Jaime não foi encontrado pela polícia e é considerado foragido.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/04/23/stf-aprova-extradicao-de-homem-que-matou-namorada-em-1994-na-colombia-apos-pai-da-vitima-o-encontrar-em-bh-me-propus-a-busca-lo.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.